25.6 C
fpolis
segunda-feira, março 18, 2024

Fórum de resíduos sólidos discute trabalho dos catadores

spot_img

Fórum de resíduos sólidos discute trabalho dos catadores

spot_imgspot_img

A reunião do Grupo Gestor do Fórum Interinstitucional para Gestão dos Resíduos Sólidos, realizada na última quinta-feira (26/08), na sede do SEBRAE, no Centro de Florianópolis, mostrou a evolução do grupo sobre o tema.

Segundo Otavio Ferrari Filho, vice-presidente da FloripAmanhã e diretor da Câmara de Meio Ambiente da Associação, o grupo apresenta uma melhora notável, sobretudo sobre a legislação relacionada com o tema, e essa evolução deve resultar em encontros cada vez mais produtivos. Participam a FloripAmanhã, CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Nosso Lixo, CDI (Comitê para Democratização da Informática-SC), COMCAP, Banco do Brasil, ICOM e Instituto Vonpar.

O encontro também teve como destaque a divulgação do site www.queroreciclar.com.br.

O endereço eletrônico conta com informações objetivas para quem quer reciclar “na minha casa”, “na minha empresa ou escola” ou “no meu condomínio” e relação de pontos de coleta de material reciclável. O site é fruto de uma parceria entre Sebrae, FloripAmanhã, Rudra, CDI e Compuciclados.

A próxima reunião do Fórum Interinstitucional para Gestão dos Resíduos Sólidos acontece na sexta-feira (03/09), na Superintendência do Banco do Brasil, no Norte da Ilha, para tratar da coleta seletiva realizada por catadores. Cada instituição participante do Fórum vai apresentar suas ações e projetos relacionados e serão discutidos temas como a organização dos catadores, a cadeia produtiva da reciclagem, a elaboração de Plano Piloto para organização da coleta seletiva, além do levantamento das necessidades estruturais e atribuição das responsabilidades entre os parceiros e estudos para agregação de valor aos produtos beneficiados.

O Fórum foi criado em abril deste ano para articular as iniciativas de diversas entidades relacionadas com a gestão dos resíduos sólidos na capital e dar um sentido única às ações desenvolvidas. “Há diversas entidades atuando com resíduos sólidos, mas, como cada uma tem sua metodologia e o objetivo é um só, queremos potencializar todo este esforço para fazer o trabalho com excelência”, salienta Ferrari.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais