Fórum de resíduos sólidos discute trabalho dos catadores

Meio ambienteFórum de resíduos sólidos discute trabalho dos catadores

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Fórum gratuito da ACATMAR qualifica para a economia do mar, que emprega quase 240 mil em SC

O VI Fórum de Capacitação Técnica ACATMAR acontece na terça-feira (20), no IFSC Câmpus Florianópolis-Continente, com nove palestras e inscrições gratuitas para quem trabalha ou quer trabalhar no setor náutico.

Compartilhe

A reunião do Grupo Gestor do Fórum Interinstitucional para Gestão dos Resíduos Sólidos, realizada na última quinta-feira (26/08), na sede do SEBRAE, no Centro de Florianópolis, mostrou a evolução do grupo sobre o tema.

Segundo Otavio Ferrari Filho, vice-presidente da FloripAmanhã e diretor da Câmara de Meio Ambiente da Associação, o grupo apresenta uma melhora notável, sobretudo sobre a legislação relacionada com o tema, e essa evolução deve resultar em encontros cada vez mais produtivos. Participam a FloripAmanhã, CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Nosso Lixo, CDI (Comitê para Democratização da Informática-SC), COMCAP, Banco do Brasil, ICOM e Instituto Vonpar.

O encontro também teve como destaque a divulgação do site www.queroreciclar.com.br.

O endereço eletrônico conta com informações objetivas para quem quer reciclar “na minha casa”, “na minha empresa ou escola” ou “no meu condomínio” e relação de pontos de coleta de material reciclável. O site é fruto de uma parceria entre Sebrae, FloripAmanhã, Rudra, CDI e Compuciclados.

A próxima reunião do Fórum Interinstitucional para Gestão dos Resíduos Sólidos acontece na sexta-feira (03/09), na Superintendência do Banco do Brasil, no Norte da Ilha, para tratar da coleta seletiva realizada por catadores. Cada instituição participante do Fórum vai apresentar suas ações e projetos relacionados e serão discutidos temas como a organização dos catadores, a cadeia produtiva da reciclagem, a elaboração de Plano Piloto para organização da coleta seletiva, além do levantamento das necessidades estruturais e atribuição das responsabilidades entre os parceiros e estudos para agregação de valor aos produtos beneficiados.

O Fórum foi criado em abril deste ano para articular as iniciativas de diversas entidades relacionadas com a gestão dos resíduos sólidos na capital e dar um sentido única às ações desenvolvidas. “Há diversas entidades atuando com resíduos sólidos, mas, como cada uma tem sua metodologia e o objetivo é um só, queremos potencializar todo este esforço para fazer o trabalho com excelência”, salienta Ferrari.