22.5 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Fotógrafa presenteia mulheres com retratos em Florianópolis

spot_img

Fotógrafa presenteia mulheres com retratos em Florianópolis

spot_imgspot_img

Projeto Foto Retrato, da fotógrafa Joyce Mussi, celebra o Mês do Dia Internacional da Mulher

               A icônica Figueira da Praça XV de Novembro, que fica no Centro de Florianópolis, foi o local escolhido para a realização do Projeto Foto Retrato da fotógrafa Joyce Mussi. Durante a sexta-feira, dia 15 de março, a profissional fez o retrato de 60 mulheres que passaram pelo local. Todas levaram os registros impressos para casa.

De acordo com Joyce, capturar a figura humana sempre fez parte da história da arte, afinal os retratos contam histórias. No entanto, muito antes do surgimento da fotografia, existiam apenas os retratos em pintura, que eram mais demorados e caros. E quando a fotografia surgiu, os retratos se tornaram mais difundidos. “Apesar da popularização, são raras as pessoas que já foram retratadas por um profissional e que têm um registro impresso em casa”, destaca Joyce.

Para Lucila Horn, que é artista e produtora do projeto, mesmo com as câmeras disponibilizadas em todos os smartphones e com a possibilidade de qualquer pessoa pode fazer um retrato a qualquer momento, estamos vivemos um hiato de memória, pois as imagens não permanecem, não são mais impressas.

“E foi pensando nisso, que a Joyce se propôs a usar todo o seu conhecimento técnico e experiência para presentear as mulheres de sua terra natal com fotografias profissionais. As belezas retratadas, somadas à criatividade e originalidade dessa grande artista, tornam-se verdadeiras obras de arte que cativam e conquistam o espectador”, compartilha.

O Projeto Foto Retrato teve o apoio do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA, da Multicor e da Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis.

Joyce Mussi

Apaixonada pelo Centro da Capital de Santa Catarina, Joyce nasceu e se tornou fotógrafa na cidade. De poucas palavras e com o olhar sempre atento ao entorno, a artista dedica-se à pesquisa fotográfica desde os anos 90, investigando a ampliação de possibilidades da imagem. Paralelamente ao trabalho voltado para o retrato e ensaios, a fotógrafa nutre a paixão pelas ruas, seus detalhes e situações cotidianas.

Com exposições no Brasil e no exterior, trabalha dentro de um espaço que compreende a fotografia para além do registro. Para Joyce, a fotografia não é isso ou aquilo, ela simplesmente é.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img