17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Franklin Bar celebra aniversário de Franklin Cascaes com lançamento do livro de Thiago Valdí

spot_img

Franklin Bar celebra aniversário de Franklin Cascaes com lançamento do livro de Thiago Valdí

spot_imgspot_img

Ação com a presença do artista manezinho será no sábado, 16 de outubro, em Florianópolis

               Todos os anos o Franklin Bar, localizado no centro histórico de Florianópolis, promove alguma ação para celebrar o nascimento e a morte do padroeiro do bar, Franklin Cascaes. E neste ano, no sábado, 16 de outubro, está programada a realização do evento Três Doses de Festa. 

               De acordo com o proprietário da operação, Diego Rita, além de comemorar os 113 anos de nascimento de Cascaes, será realizado o lançamento e noite de autógrafos do livro Thiago Valdi: 15 anos de arte de rua e a comemoração antecipada do aniversário do artista manezinho.

               “Essa é uma forma de agradecer e de lembrar a memória de Franklin que até durante a pandemia fez suas bruxarias para que conseguíssemos esse feito. Alguns dias antes da pandemia começar estávamos lançando a obra das Moiras, que fica na área externa do bar”, destaca Diego.

Como o bar está atendendo de acordo com os protocolos sanitários e com limitação de ocupação, é sugerido que sejam feitas reservas de mesas para o evento do sábado, dia 16 de outubro. As reservas podem ser feitas pelo 48 3050-6195 ou por direct no @franklinbar_.

O Franklin Bar fica na Rua Tiradentes, 223 e o atendimento é de terça-feira a sábado, das 18h às 00h.

Padroeiro do bar

Diego ressalta que neste ano, a celebração do nascimento do padroeiro é mais que uma lembrança de sua vida e obra, é uma espécie de passagem de bastão. O proprietário do bar lembra que já são quase 40 anos da morte de Cascaes, e por muito tempo, Peninha conseguiu deixar a memória e obra de Franklin viva por todos esses anos.

“Peninha produziu boas obras próprias, no entanto, adoentado e idoso, também lhe faltam forças para dar continuidade com o Fantástico na Ilha de Santa Catarina. E cabe a nossa geração pegar o bastão dessas duas figuras fantásticas atualizar e deixar viva toda essa cultura local maravilhosa”, ressalta.

E o artista Thiago Valdí está fazendo belos trabalhos no bar, que servem de uma espécie de passagem e continuidade desse trabalho.

               “Esperamos, Valdí e eu, estarmos minimamente à altura do desafio e da responsabilidade disso”, diz Diego.

Para amar, tem que conhecer

               Essa frase de Cascaes, nascido no bairro de Itaguaçu, em 1908, era repetida diversas vezes, de variadas formas e em vários contextos da sua obra.

“A obra dele inteira foi baseada nessa sua premissa de vida: apresentando a cultura local para os próprios integrantes dessa cultura. Esperando que ao conhecer e se reconhecerem se apaixonassem por si mesmos”, explica Diego.

E é isso que o Franklin Bar procura fazer. Tanto que na mixologia são utilizados ingredientes locais no preparo de drinks modernos e de alto padrão. Na decoração dos ambientes, internos e externos, são apresentadas referências refinadas da história e cultura manezinha. Assim como expressões e dizeres de forma discreta e não-estereotipada são utilizadas nas redes sociais do bar.

“E na arte, contamos com a bênção de ter como artista residente Thiago Valdí, que na nossa concepção é o melhor nome que poderíamos ter presentes por aqui. Precisávamos de um artista que entendesse desde o âmago o real da nossa cultura, e ele precisava de um novo desafio e de uma ‘galeria´ pra chamar de sua. Foi um casamento perfeito desde o primeiro dia de abertura do bar”, completa.

Foto: Thiago Valdí e Diego Rita no Franklin Bar, em Florianópolis – crédito Manu Fávero

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img