18.8 C
fpolis
sexta-feira, setembro 24, 2021
cinesytem

Fundação Catarinense de Cultura abre inscrições para o projeto ”Conversando sobre Museu” em Florianópolis

spot_img

Fundação Catarinense de Cultura abre inscrições para o projeto ”Conversando sobre Museu” em Florianópolis

spot_img

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está com inscrições online abertas até 27 de fevereiro para a primeira edição do ano do ciclo de palestras “Conversando sobre Museu” em Florianópolis.Para se inscrever, até o dia 27, cliqueaqui.

O evento, que consiste na realização de encontros com o intuito de refletir sobre temas diversos de interesse ao campo museológico catarinense, será realizado no dia 28 de fevereiro, das 14h às 17h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC).

Palestras e debates entre os participantes fazem parte da programação do evento, cujo tema será “Reserva Técnica: parâmetros de conservação preventiva”. Na ocasião, também será lançado e distribuído gratuitamente o livro Conservação Preventiva de Acervos, editado pela Coleção Estudos Museológicos da FCC.

O debate gira em torno da responsabilidade dos museus pela preservação de suas coleções, bem como a importância do planejamento, organização e monitoramento da reserva técnica dessas instituições.

Palestrantes/debatedores:

Cristina Mara de Siqueira – Conservadora e restauradora de bens culturais. Funcionária da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) onde atua como conservadora-restauradora do Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais (Atecor). Licenciada em Artes Plásticas e especialista em Museologia pela Udesc.

Lia Canola Teixeira – Conservadora e restauradora de bens culturais. Especialista em conservação de obras em papel pela UFPR. Sócia-proprietária da empresa Memória Conservação-Restauração de Bens Culturais. Autora do livro Conservação Preventiva de Acervos, editado pela Coleção Estudos Museológicos da FCC.

Thiago Guimarães Costa – Químico responsável pelo laboratório de materiais do Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais (Atecor) da FCC. Bacharel e licenciado em Química. Mestre em Química Inorgânica e Materiais e doutorando em Química Inorgânica pela UFSC.

Vanilde Rohling Ghizoni – Conservadora e restauradora de bens culturais. Especialista em conservação de obras em papel pela UFPR. Mestre em Arquitetura pela UFSC. Técnica do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC. Autora do livro Conservação Preventiva de Acervos, editado pela Coleção Estudos Museológicos da FCC.

Cristiane Pedrini Ugolini – Mediadora do debate. Atualmente é administradora do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) da FCC.

spot_img
spot_img

Leia mais