20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Violência intrafamiliar e de gênero é tema de curso na Capital

spot_img

Violência intrafamiliar e de gênero é tema de curso na Capital

spot_imgspot_img

O Instituto Movimento está com inscrições abertas para o curso “Educação para Igualdade nas relações”, que será ministrado por Carlos Eduardo Zuma, psicólogo e secretário executivo do Instituto Noos, que influenciou na elaboração da Lei Maria da Penha, no dia 23, no Cambirela Hotel, no bairro Estreito, em Florianópolis. A duração do curso é de 8 horas. Inscrições pelo telefone (48) 3223-3598.

Além de ser aberto a pessoas que possam estar vivendo alguma situação de violência, o curso também é voltado a “multiplicadores”. Ou seja, profissionais de diversas frentes que atuam direto com as pessoas envolvidas nesses atos.

O curso vai debater: Com quais recursos esses multiplicadores, profissionais da área da saúde, assistência social, educação, segurança e justiça, podem contar para lidar com os envolvidos em situações de violência intrafamiliar? Uma educação voltada para a igualdade entre os gêneros parece ser um caminho promissor. Mas como torná-la uma realidade?

Palestrante

O psicólogo Carlos Eduardo Zuma é cofundador do Instituto Noos, finalista da edição de 2010 do Prêmio Empreendedor Social da Folha de SP, membro da Sociedade Internacional para Prevenção do Abuso e Negligência Infantil e influenciou na elaboração da Lei Maria da Penha, além de integrar a Secretaria Executiva da Rede Não Bata, Eduque.

Contexto

A violência contra mulheres e crianças ainda é uma triste realidade no Brasil. No Mapa da Violência de 2012, o País ficou em 7º lugar entre os que mais matam mulheres e dessas, 70% foram mortas dentro da sua própria casa pelos companheiros. Cerca 65% dos atos violentos contra crianças e adolescentes cometidos no último ano tiveram como autores os próprios pais, padrastos, tios e avôs.

Em Santa Catarina, em 10 anos, o número de homicídios de crianças e adolescentes mais que dobrou. Passou de 56 (2000) para 119 (2010). Com iniciativa do

O Cambirela Hotel fica na Avenida Marinheiro Max Schramm, 2199, no bairro Estreito.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img