21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Fundação Catarinense de Cultura apoia workshops e apresentação de companhia portuguesa em Florianópolis

spot_img

Fundação Catarinense de Cultura apoia workshops e apresentação de companhia portuguesa em Florianópolis

spot_imgspot_img

A Fundação Catarinense de Cultura está apoiando a vinda do grupo português Teatro do Elefante a Florianópolis para realização de workshops e espetáculos em vários espaços culturais da cidade. Os eventos fazem parte do programa Intercâmbio Artístico e Cultural, que se propõe a servir como plataforma para o desenvolvimento de relações multilaterais, na área artística-performativa, entre diversas organizações dos dois países lusófonos.

No Centro Integrado de Cultura (CIC), o grupo oferecerá dois workshops gratuitos. O primeiro, sobre Teatro Contemporâneo, ocorrerá no dia 18 de fevereiro, das 15h às 18h. O segundo, de Artes para Bebês, será no dia 20 de fevereiro, das 9h30 às 12h30 e das 15h às 18h.

Ainda dentro da programação do grupo está a apresentação do espetáculo Ulisses, edição revista e aumentada, no projeto TAC 7:30, dia 19 de fevereiro, às 19h30, no Teatro Álvaro de Carvalho.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 20 vagas por workshop, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Para participar, os interessados devem acessar o site do grupo Gira Teatro. O projeto é financiado pelo Governo de Portugal, por meio da secretaria de Estado da Cultura, e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Sobre os workshops

Workshop sobre Teatro Contemporâneo
Importantes linhas de trabalho, no contexto da criação teatral contemporânea, defendem a irrupção do real no texto e no espetáculo ao vivo. O teatro é uma das modalidades artísticas mais antigas e de sentido mais abrangente, onde convergem as mais diversas formas e linguagens performativas, bem como a inovação tecnológica. O teatro conjuga, num único tempo e espaço, inovação e criatividade. A participação neste workshop prepara as vozes e os corpos dos formandos para o desempenho do Coro, personagem coletiva integrante de Ulisses, edição revista e aumentada.
Formação: Rita Sales e Fernando Casaca
Público-alvo: adulto (atores não profissionais)

Workshop sobre Teatro e Artes para Bebês
A ação de formação dirige-se a educadores, animadores, professores, técnicos de equipamentos culturais, bem como a pais e mães ou pessoas interessadas em desenvolver competências ao nível da animação da leitura, do teatro e da educação pela arte na primeira infância. Os formandos familiarizam-se com os pressupostos de criação de um projeto para bebês, assim como da importância da poesia, dos contos e da literatura no desenvolvimento infantil. Exploram-se técnicas de animação, métodos e materiais que são utilizados nos projetos do Teatro do Elefante para os bebês.
Formação: Rita Sales
Público-alvo: adulto (pais, educadores, criadores, outros)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img