30.1 C
fpolis
segunda-feira, janeiro 24, 2022
cinesytem

Fundação Catarinense de Cultura conquista prêmio nacional

Fundação Catarinense de Cultura conquista prêmio nacional

spot_img

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) foi uma das vencedoras do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2021, com o projeto “Conservação. Videoaulas do Atecor”. A ação contemplada consiste em uma série de vídeos dirigida a conservadores e restauradores que atuam em instituições públicas ou privadas que possuem acervos. A proposta da FCC foi ganhadora na Categoria 2: Ações ações de excelência na preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural adaptadas ao contexto da pandemia.

O conteúdo das videoaulas foi criado pelo Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) e o processo de edição foi realizado pela Assessoria de Comunicação da FCC. O material foi produzido durante o período de isolamento social, com o intuito de oferecer capacitação ao público interessado de forma virtual e gratuita. Os vídeos estão disponíveis no canal da Fundação no YouTube.

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A premiação reconhece, em nível nacional, ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro.  Estão sendo premiadas, com o valor de R$ 20 mil, dez iniciativas no âmbito do poder público, cooperativas e associações formalizadas, redes e coletivos não formalizados, pessoas físicas, microempreendedor individual e microempresa.

Mais sobre o Prêmio:

O nome do Prêmio é uma homenagem ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido em 1898, em Belo Horizonte (MG). Entre 1934 e 1945, período em que Gustavo Capanema era ministro da Educação, Rodrigo integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Em 1937 esteve à frente da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan, o qual presidiu por 30 anos. Fonte: Iphan

:: Saiba mais sobre o Atecor

:: (1) Confira a videoaula sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para conservadores-restauradores clicando aqui

:: (2) Confira a videoaula sobre higienização clicando aqui

:: (3) Confira a videoaula sobre higienização de acervos clicando aqui

:: (4) Confira a videoaula sobre manuseio e transporte de acervo clicando aqui

:: (5) Confira a videoaula sobre embalagem e acondicionamento de objetos de acervo clicando aqui

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img