18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Fundação Catarinense de Cultura divulga programação de setembro em Florianópolis

spot_img

Fundação Catarinense de Cultura divulga programação de setembro em Florianópolis

spot_imgspot_img

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) divulgou a agenda de eventos previstos para o mês de setembro. As informações são da Assessoria de Imprensa da FCC.

O projeto TAC 7:30 ocorre todas as terças-feiras, às 19h30min, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Centro. Os Ingressos custam R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada.

Confira as atraçõe do mês. 

23/9/2014 – Viúva, porém honesta – Grupo Magiluth

O sexto trabalho do Grupo Magiluth, coletivo teatral que desenvolve pesquisa continuada de linguagem desde 2004 em Recife (PE), investe na obra do dramaturgo Nelson Rodrigues. O texto foi encenado pela primeira vez em 1957 e adere ao espírito “faz de conta” da farsa, sem grandes preocupações com o realismo. A peça conta a história de Ivonete, que depois da morte do marido resolve virar uma mulher “honesta”, mantendo-se fiel ao finado. Uma das estranhas decisões de sua nova conduta é nunca mais se sentar. O pai da jovem, diretor de um dos mais influentes jornais do país, resolve então convocar conceituados especialistas para solucionar o problema da filha.

Classificação: 16 anos

30/9/2014 – Brass Groove Brasil e Nos Trink Crew – Hip Hop

Espetáculo com danças urbanas como breaking, locking, popping e wacking, em novas versões adaptadas à cultura brasileira, tendo a improvisação como parte da performance. As composições da Brass Groove e as coreografias do Nos Trink Crew trazem ao público uma combinação diferenciada e enérgica para ninguém ficar parado. Nos Trink Crew é um grupo de dança urbana de Florianópolis, que estuda e apresenta elementos da cultura Hip Hop. É composto por artistas que se dedicam ao grafite e às danças urbanas. A base musical de soul e funk que dá ritmo à dança fica por conta da Brass Groove Brasil, banda que, além de seu trabalho autoral, realiza shows de jazz e blues.

MASC Museu Musical 

Em setembro, terá uma edição especial do Masc Museu Musical, excepcionalmente numa segunda-feira, 15, às 18h, no salão expositivo do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc). A apresentação será do grupo de fado português Fados de Medicina do Porto. A entrada é livre e gratuita para toda a comunidade.

Fundado no ano de 1992 e permanecendo em atividade ininterrupta até aos dias de hoje, o Grupo de Fados de Medicina do Porto (Portugal) apresenta-se com o intuito de divulgar e engrandecer a Canção de Coimbra, dando assim voz ao mais puro academismo estudantil português. Fruto do anseio (e, talvez, devaneio) de alguns membros da Tuna de Medicina do Porto de então (1992), nasceu o Grupo de Fados de Medicina do Porto, cumprindo o seu destino no seio Faculdade de Medicina e, de um modo mais lato, na própria Academia do Porto.

Da Sé do Porto à Casa da Música, das Monumentais Serenatas às Grandes Noites de Fado Acadêmico, o percurso do Grupo de Fados de Medicina do Porto pauta-se por momentos de exaltação incondicional da canção de matriz coimbrã, não só em atuações, mas também por registros eternizados em CD. São dois os trabalhos discográficos registrados até a data pelo Grupo: "Serenata", editado em 2004 pela 3ª formação, e o mais recente "Coimbra num Porto de abrigo", editado em 2007 pela 4ª formação. Atualmente, encontra-se em gravação o terceiro destes trabalhos, intitulado "Porto de Honra", da responsabilidade da 5ª e da (atual) 6ª formação e que será lançado pelo mês de abril, altura em que se comemorará também os 20 anos de existência do Grupo.

Serviço:

O quê: Masc Museu Musical – Grupo Fados de Medicina do Porto
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) – Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) – Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis
Quando: 15 de setembro, às 18h
Entrada gratuita
Informações: (48) 3664-2631

Música didática no Museu do Palácio

O projeto de concerto didático promovido pela Fundação Catarinense de Cultura soma mais um espaço e estreia no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Florianópolis, com o espetáculo do Duo Cor do Ventos. O espetáculo ocorrerá no dia 17 de setembro, às 14h30min, com entrada gratuita.

O duo formado pelos professores Cristian Andrés Faig (flautas) e Marcos Pablo Dalmacio (violão, violino e instrumentos antigos) foi iniciado oficialmente em Florianópolis no ano de 2013 e desde seu início surgiu com a ideia de explorar a diversidade sonora e visual que lhes permitem os variados instrumentos que interpretam: flauta doce, romântica e transversal moderna; violões de 6, 8 e 10 cordas, vihuela e guitarras renascentista, barroca e romântica. Esta grande variedade instrumental possibilita ao duo transitar por seis séculos da história da música, desde obras da renascença do século XVI até composições recentes do século XXI.

O concerto didático expõe, de forma sintética e atraente, aspectos salientes da história do violão e seus antecessores e da flauta, desde os primórdios da música ocidental até exemplos de obras recentes, interpretando as peças com instrumentos de diversas épocas, abrangendo desde o século XVI até nossos dias e revelando as características de cada período e estilo musical. Além do encanto sonoro que se cria ao apresentar e tocar instrumentos diversos (por vezes inesperados) existe o visual, igualmente importante neste tipo de apresentações.

Serviço:

O quê: Música Didática no Palácio – Duo Cor dos Ventos
Quando: 17 de setembro, às 14h30min
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de novembro, 227 – Centro – Florianópolis)
Entrada gratuita

EXPOSIÇÃO MEMÓRIA LÚCIDA – UMA PESQUISA DA MEMÓRIA COLETIVA VISUAL BRASILEIRA

A nova exposição do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa será aberta no dia 18 de setembro, às 19h. "Memória Lúcida – Uma Pesquisa de Memória Coletiva Visual Brasileira", da artista visual alemã Pauline Zenk, baseia-se na reinterpretação de imagens fotográficas antigas do Brasil.

Pauline pesquisou em mercados de pulgas, escolas, bibliotecas e arquivos, tais quais o Arquivo de São Paulo de Fotografia e o Acervo de Imagens do Brasil, fotos antigas de famílias, jornais e anúncios de revistas do final do século XX até a década de 1960. O conceito principal é a representação da memória visual coletiva brasileira, com a ideia que uma imagem pode ser considerada como uma janela para uma outra realidade, além da iluminação do espaço, da relação entre o estranho e o íntimo, o conhecido e o desconhecido, o privado e o público.

Serviço:

O quê: Exposição “Memória Lúcida – Uma Pesquisa da Memória Coletiva Visual Brasileira”, da artista visual alemã Pauline Zenk
Quando: de 18 de setembro (19h) a 8 de outubro de 2014
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados e domingos, das 10h às 16h.
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa | Praca XV de Novembro, 277 – Centro – Florianópolis
Entrada gratuita
Informações: (48) 3665-6363

 Exposição Passatempo: Uma viagem pelas coleções 

Vai até 15 de outubro a exposição Passatempo: uma viagem pelas coleções, no espaço expositivo do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Coleções de videogames, consoles, jogos e acessórios, fitas cassetes, além de itens do acervo de filmes, som, imagem e equipamentos pertencentes ao acervo do MIS/SC fazem parte da mostra.

À coleção de videogames, jogos e acessórios do colecionador Christian Wagner, somam-se as fitas cassetes de Laércio Baltazar Schneider e o acervo do MIS/SC. A exposição conta também com um espaço interativo onde o público poderá jogar games educativos com temas ligados a Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade, desenvolvidos pela empresa catarinense Mentes Brilhantes Brinquedos Inteligentes, apoiadora do evento.

Além disso, na vitrine “E você, o que coleciona?”, serão expostos itens de diversos colecionadores que participaram do documentário de mesmo título, produzido pela equipe do MIS/SC para exibição na 12ª Semana de Museus, realizada em maio de 2014. O documentário, que também poderá ser assistido durante a exposição, foi o ponto de partida para a mostra que tem como curadores Ana Ligia Becker e Rafael Pedroso Dias, técnicos do Museu.

Serviço:
O quê: Exposição Passatempo: uma viagem pelas coleções
Visitação: até 15 de outubro. De terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Onde: Espaço expositivo do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) – Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Informações: (48) 3664-2650

Exposição Tércio – O coração no olho

Foi prorrogada até 14 de setembro a exposição Tércio – O Coração no Olho que traz mais de 100 obras do artista plástico florianopolitano Tércio da Gama ao Museu de Arte de Santa Catarina (Masc).

Aos 81 anos e com 56 de carreira, Tércio da Gama produz de maneira intensa. Por isso, 90% das obras escolhidas foram pintadas nos últimos cinco anos. Mas trabalhos das décadas de 1980 e 90 também foram selecionados.

A curadoria, assinada por Fernando Lindote, segue uma leitura alternativa às normalmente propostas. Tércio da Gama é reconhecido como histórico – nascido em Florianópolis em 1933, é contemporâneo de outras figuras de destaque da cena artística da Capital nas décadas de 1950 e 60 como Meyer Filho e Hassis, todos representantes do Modernismo em Santa Catarina –, e regionalista – manifestações folclóricas, religiosas, casario e personagens como rendeiras e pescadores são recorrentes na sua obra.

Quando: até 14 de setembro, com visitação de terça a sábado, das 10h às 20h30min, e domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Onde: Museu de Artes de Santa Catarina (Masc), no Centro Integrado de Cultura (CIC) – Avenida Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica – Florianópolis (SC)
Quanto: Gratuito.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img