24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Fundação Celesc realiza desinvestimento no FIP Energia PCH

spot_img

Fundação Celesc realiza desinvestimento no FIP Energia PCH

spot_imgspot_img

Negociação faz parte das ações de reestruturação e diversificação da carteira de investimento da entidade

Apostar na construção de uma carteira de investimentos mais diversificada foi a estratégia escolhida pela equipe financeira da CELOS para gerar bons resultados e driblar esse momento de instabilidade econômica. E, de acordo com o  diretor administrativo-financeiro da Fundação, Henri Machado Claudino, essa reestruturação inclui a aprovação da venda de Créditos Privados e FIPs a fim de alocar em investimentos com maior liquidez. 

Sendo assim, recentemente foi concluída a venda das empresas Hydria S.A., Desa Rio das Garcas S.A. e Desa Térmicas S.A. à BFE Participações Ltda, todas pertencentes ao Fundo de Participações (FIP) Energia PCH. Este foi o desinvestimento do maior ativo da carteira de investimentos da CELOS, excluindo a carteira de títulos públicos, visto que correspondia a cerca de 7,5% do patrimônio do plano Misto, por exemplo. O processo de venda foi aprovado pelos cotistas e coordenado pelo gestor (Vinci Partners) e banco coordenador (Credit Suisse), e foi considerado como sucesso, pelo valor de venda ter sido superior ao laudo de avaliação e pelas condições da venda. 

Em função da venda, os planos receberam cerca de R$ 252,5 milhões, os quais estão em processo de reinvestimento, observando as diretrizes estabelecidas na Política de Investimentos 2022 e estudo de Asset Liability Management (ALM), uma técnica de gerenciamento de riscos que visa evitar o descasamento entre ativos e passivos. A maior parte dos recursos serão aplicados em títulos públicos federais, aproveitando as atuais taxas atrativas e superiores às metas atuariais dos planos. 

No caso do plano Misto será possível definir a marcação destes títulos na curva, o que acarreta maior estabilidade na rentabilidade mensal do plano. Outro direcionamento relevante será em Investimento no Exterior, aproveitando as recentes quedas. Por fim, parte do recurso será aplicada em fundos multimercados e está em análise crédito bancário de primeira linha. O resultado será o aumento na diversificação e expectativa de retorno da carteira dos planos.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img