27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Fundação Cultural BADESC completa 15 anos de atividades

spot_img

Fundação Cultural BADESC completa 15 anos de atividades

spot_imgspot_img

 

Um dos principais espaços expositivos e culturais de Santa Catarina comemora aniversário e lança um catálogo virtual  

 

Em 28 de março de 2006, a exposição Nereu Ramos: Memória Política, que teve curadoria de Neusa Barbi, abriu a série de exposições na Fundação Cultural BADESC. A primeira mostra no casarão, que fica no centro de Florianópolis, prestou uma homenagem para o antigo morador do local.

Naquele ano, o então presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. – BADESC, Renato de Mello Vianna, teve a honra, junto com o ex-governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (in memoriam), inaugurar a restauração da casa, onde residiu o ex-governador Nereu de Oliveira Ramos.

               E no texto presente no folder da mostra, Vianna explica sobre o começo das atividades do espaço cultural.

“Ao iniciar suas atividades com a exposição Nereu Ramos: Memória Política, a Fundação Cultural BADESC, atende duas antigas expectativas: consolidar um espaço de convergência para o debate e à produção cultural e artística catarinense e prestar uma justa homenagem a um dos mais significativos políticos que o Estado de Santa Catarina já produziu”, escreveu Vianna.

E passados 15 anos, a Fundação é considerada um dos espaços expositivos e culturais mais conceituados de Santa Catarina. Prova disso são os números das atividades culturais gratuitas realizadas ao longo desses anos. Foram 789 atividades, entre exposições, cursos, encontros, lançamentos de livros, eventos de música, sessões de cinema e muito mais.

Para a atual diretora geral da Fundação, Margaret Waterkemper, esse é um momento de celebração e readaptação.

“Nestes anos sempre estivemos de portas abertas, acolhendo e recebendo os visitantes. No entanto, desde o último ano tivemos que nos reinventar e conseguimos seguir proporcionando atividades culturais gratuitas, só que de maneira virtual”, destaca.

A Fundação, que ocupa um casarão na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro da Capital, completa 15 anos de atuação em 2021, enquanto o espaço Fernando Beck, inaugurado em fevereiro de 1991 no hall de entrada da BADESC, completa três décadas.

 

Lançamento catálogo virtual    

                E dentro das comemorações dos 15 anos está o lançamento do catálogo virtual que resgata as ações e atividades promovidas pela Fundação nos anos de 2018, 2019 e 2020. O trabalho pode ser acessado no site da instituição – www.fundacaoculturalbadesc.com.

E no site é possível também acessar uma série de exposições e eventos culturais que já passaram pelo espaço e ainda conferir os trabalhos de dois artistas que foram selecionados no Edital 2020. Dante Acosta apresenta 19 trabalhos na mostra As Coisas Distantes Parecem Menores Do Que São Na Realidade, já Carol Krügel exibe 27 ilustrações a grafite emolduradas na exposição Retratos Fantásticos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img