27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Fundação Cultural BADESC lança espaço de memória e de exposições virtuais

spot_img

Fundação Cultural BADESC lança espaço de memória e de exposições virtuais

spot_imgspot_img

 

Essa página especial integra o novo site da instituição que foi totalmente reformulado

 

Um dos mais conceituados espaços expositivos de Santa Catarina e que serve de ponto de encontro de arte, cultura e cinema, a Fundação Cultural BADESC, está com um novo site (www.fundacaoculturalbadesc.com). Totalmente reformulada, a página ganhou um novo layout e apresenta toda a programação cultural gratuita apresentada no casarão que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

Além de apresentar a programação do mês, com exposições, lançamentos, filmes do Cineclube, entre outras atrações, o novo site traz uma plataforma que disponibiliza exposições virtuais e um vasto banco de dados com imagens, textos e vídeos sobre arte catarinense e sobre artistas que passam pela Fundação.

Segundo o diretor geral da Fundação, Eneléo Alcides, paralelo ao fomento às artes e à realização de novas exposições, é fundamental a preservação dos arquivos e acervos gerados.

“A responsabilidade com a memória de uma instituição cultural, de artistas e parceiros, de uma cidade, de um tempo, faz com que a equipe da Fundação se dedique a produção de catálogos, vídeos e registros diversos”, explica Eneléo.

O diretor destaca ainda, que todo esse material é disponibilizado gratuitamente ao público.

“Isso possibilita o acesso tanto à fruição, quanto à pesquisa. Não se trata apenas do registro ligeiro de atividades que acontecem na Fundação, mas do acesso a um importante banco de imagens, textos e depoimentos, que passará, a partir de agora, a fazer parte do patrimônio de Santa Catarina”, enfatiza o diretor.

E para apresentar o novo site e suas ferramentas, será realizada no dia 26 de novembro, uma live no Canal do Youtube da Fundação – https://bit.ly/canalFCBADESC. Participam do encontro o diretor geral e a equipe da instituição. O bate-papo pode ser acompanhado a partir das 19h.

 

Novidades no site

A primeira versão do site surgiu em 2012 e contou com mais de 1.050 publicações e 23 páginas secundárias. A partir desta readequação, o mesmo ganhou nova estrutura e funcionalidades foram renovadas. E com o objetivo de resgatar e preservar a memória da Fundação, foi criado um menu com páginas que apresentam artistas, exposições e eventos que já passaram pelo casarão.

Acervos virtuais: a nova página traz publicações sobre exposições que passaram pelo espaço. O novo acervo digital apresenta imagens das obras, textos curatoriais, entre outras publicações. No dia do lançamento serão disponibilizadas 20 exposições em formato virtual, as demais serão lançadas semanalmente, até que todas as exposições realizadas na Fundação, desde 2006, passem a estar permanentemente disponíveis ao público.  Além disso, o objetivo da página é fazer um resgate das exposições que eram realizadas desde 1991 no Espaço Fernando Beck, que se localizava na época no hall da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (BADESC), na Capital.

Catálogos e Impressos: também foi criada a página, onde ficam disponíveis os livros bianuais que recapitulam as atividades realizadas na Fundação e demais publicações produzidas pelo espaço.

Cineclube: a programação do Cineclube Fundação Cultural BADESC agora está em um espaço próprio e traz informações sobre cada filme apresentado e sobre o debate realizado.

Arte + Educação: um dos pilares da Fundação Cultural BADESC também ganhou espaço cativo no novo site. Apresentada na nova página, a Equipe de Arte + Educação organiza propostas e mediações de artes visuais, bem como a realização de cursos e oficinas na Fundação. Saiba como marcar uma visita através do novo site. 

 

Programação online

Durante o período da pandemia, a Fundação precisou se readaptar e está oferecendo diversas atividades online gratuitas. Neste período, cerca de 40 atividades, entre cursos, exposições e debates virtuais foram realizados e acompanhados nos canais da Fundação.

Entre eles estão, cursos online na área das artes visuais, dicas e debates sobre filmes disponíveis de graça, exposições virtuais, vídeos e uma série de publicações que rememoram as atividades realizadas na Fundação Cultural BADESC.

Para conferir toda a programação, basta acessar o novo site ou as redes sociais da Fundação Cultural BADESC no Facebook, @fundacaobadesc no Instagram e também no canal do YouTube (https://bit.ly/canalFCBADESC).

 

Serviço: Fundação Cultural BADESC lança espaço de memória e de exposições virtuais em novo site

Data: 26 de novembro – quinta-feira

Horário: Lançamento oficial às 19h

Local: Canal do YouTube (https://bit.ly/canalFCBADESC)

Acesse www.fundacaoculturalbadesc.com

Visitação online gratuita

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img