20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Fundação Cultural Badesc recebe no dia 26 a penúltima aula do curso gratuito de História da Arte

spot_img

Fundação Cultural Badesc recebe no dia 26 a penúltima aula do curso gratuito de História da Arte

spot_imgspot_img

Encontro será ministrado pelas Rosângela Cherem e Thays Tonin, no sábado das 15h às 17h

 

A penúltima aula do curso gratuito Fantasmagorias da Obra de Arte a partir do Pensamento de Aby Warburg está marcada para o sábado, dia 26 de outubro, na Fundação Cultural Badesc. O curso em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC), será ministrado pelas professoras doutoras em história Rosângela Cherem e Thays Tonin.

O encontro, que acontece das 15h às 17h, tem como objetivo estabelecer relações entre a história da arte, o pensamento do historiador de arte alemão Aby Warbug e as exposições ocorridas na Fundação Cultural Badesc. 

Os participantes interessados em realizar leitura prévia do material da aula, podem solicitar os textos complementares, através do e-mail fundacaoculturalbadesc@gmail.com.

As vagas são limitadas e disponibilizadas por ordem de chegada no dia. A última aula do curso acontece em 09 de novembro.

 

Organizadoras

Rosângela Cherem:  Doutora em História pela USP (1998) e Doutora em Literatura pela UFSC (2006); Profa. Associada de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no CEART- UDESC; coordenadora do Grupo Imagem-acontecimento; orienta, possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; atualmente desenvolve pesquisa intitulada Acervos e Arquivos Artísticos em Santa Catarina, Implicações e Conexões.  

 

Thays Tonin: é bacharel e licenciada em História pela – UFSC (2014), mestre em História pela UFSC (2015), tem doutorado pela Università degli Studi della Basilicata (ITA). É pesquisadora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), intitulada Mediterranean Cultural Landscapes and Communities of Knowledge. Em 2016, estudou Latim em Fontes Renascentistas e fez parte da pesquisa de doutorado no The Warburg Institute, vinculado a Universidade de Londres.

 

Quem foi Aby Warburg?

Abraham Moritz Warburg (13 de julho de 1866 – 26 de outubro de 1929), mais conhecido como Aby Warburg, foi um historiador de arte alemão, célebre pelas suas contribuições nos estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano. Suas obras completas remontam a vários volumes, mas seu projeto mais ambicioso, Atlas Mnemosine, se constitui em uma coleção de imagens com pouco ou nenhum texto.

 

Serviço: Curso Fantasmagorias da Obra de Arte a partir do Pensamento de Aby Warburg, ministrado por Rosângela Cherem e Thays Tonin

Data: 26 de outubro – sábado

Horário: 15h às 17h

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC

Telefone: (48) 3224-8846

Entrada gratuita. Vagas limitadas e disponibilizadas por ordem de chegada.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img