15.9 C
fpolis
sexta-feira, julho 1, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Funturismo promove o Carnaval em Santa Catarina

Funturismo promove o Carnaval em Santa Catarina

spot_imgspot_img

A Capital, Florianópolis recebe, no Centro Histórico, os tradicionais blocos, como o Berbigão do Boca, abrem os festejos de Momo. Durante os quatro dias de Carnaval, os foliões acompanham os trios elétricos e lotam a Praça XV numa grande festa de rua. O desfile das Escolas de Samba, na Passarela Nego Quirido, reúne o maior público da cidade na noite de sábado, atraindo muitos turistas que estão na Grande Florianópolis. No Sambódromo desfilam as escolas de samba da grande Florianópolis – Grêmio Recreativo e Cultural Coloninha, Grêmio Recreativo e Escola de Samba Consulado, Sociedade Recreativa Cultural, Samba Embaixada Copa Lord, Protegidos da Princesa e a novata Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba União da Ilha da Magia.No Interior de Florianópolis, a tradição açoriana ganha as ruas em animadas bandas e blocos. No Ribeirão da Ilha, a Sociedade Musical e Recreativa Lapa reuniu oito mil pessoas nesse Carnaval. Em Santo Antonio de Lisboa, o carnaval de rua é a moda antiga, atrai muitas famílias e transforma a paisagem histórica do bairro, em Florianópolis.

Valorização da cultura regional – Nove cidades catarinenses receberam investimentos do Funturismo para o Carnaval. Entre elas, destacam–se as cidades de São Francisco do Sul, no Norte do Estado. A festa de Momo fica no Centro Histórico do município, onde os 150 imóveis tombados pelo patrimônio histórico encantam os visitantes. Em Joaçaba, no meio-Oeste catarinense, acontece um dos mais famosos carnavais de Santa Catarina, com blocos de rua e desfiles de escolas de samba comparados aos dos grandes centros. Em Laguna, cidade litorânea do Sul do Estado, a Praia do Mar Grosso tem sua avenida totalmente invadida pelos foliões atrás dos trios elétricos. O desfile das escolas de samba acontece na passarela instalada no Centro da cidade. Na praia, o Bloco da Pracinha arrasta multidões há mais de 30 anos e inspira as novas gerações. Atualmente, os desfiles organizados, como os do Bloco Rosa, que traz atores globais convidados a cada ano, fazem da cidade histórica da heroína Anita Garibaldi um destino de fama nacional no carnaval catarinense.

Diversidade em Florianópolis – Tradicionais bailes de ruas como o Pop Gay, celebram a diversidade e alegram o Carnaval no Centro de Florianópolis. A partir desse ano, o concurso onde drag queens disputam o prêmio pela melhor produção e performance, será em novo endereço, a Praça Tancredo Neves, no Centro da Capital. Os desfiles de transformistas atraem um público bem eclético e divertido.

Joaçaba tem fama nacional – O Carnaval de rua em Joaçaba é amplamente conhecido. Com o desfile das três escolas de samba da região pelas ruas da cidade promove-se um grande espetáculo que envolve praticamente toda a cidade, movimenta a economia e atrai até turistas estrangeiros.

Festa no Centro Histórico – A cidade de São Francisco do Sul possui o mais famoso carnaval da região turística do Caminho dos Príncipes. O Carnaval acontece no Centro Histórico, as ruas são invadidas por foliões que brincam atrás dos trios elétricos. As Escolas de Samba e a Liga de Blocos fazem desfiles tanto no centro quanto nas praias. A Secretaria de Turismo promove bailes públicos em tendas armadas e o Clube Náutico Cruzeiro do Sul é a referência em carnaval de salão.

Laguna alia festa e praia – Em época de carnaval cerca de 250 mil turistas circulam pela cidade de Laguna durante os dias da festa mais popular do Brasil. E são várias as opções para pular o carnaval. Além do desfile oficial das escolas de samba, realizado no centro da cidade, a festa se estende pela orla do Mar Grosso, reunindo milhares de jovens ao som de bandas e trios elétricos. No Domingo à tarde, a festa é comandada pelo tradicional “Bloco da Pracinha”, que arrasta os foliões desde o bairro de Magalhães até a praia do Mar Grosso. Este desfile é o ponto alto do Carnaval Lagunense e, a cada ano, fica mais divertido e profissional. Carros alegóricos, trios, alas temáticas, com muito humor atraem um público imenso ao longo do trajeto.

spot_img