25.6 C
fpolis
segunda-feira, março 18, 2024

Galeria de arte online reúne trabalhos de crianças e jovens realizados na pandemia

spot_img

Galeria de arte online reúne trabalhos de crianças e jovens realizados na pandemia

spot_imgspot_img

Projeto Inspiração, da OSC Usina da Imaginação, abrange exposição, EP, série documental e videoclipes, também disponíveis em várias plataformas de streaming; obras trazem reflexões sobre arte, empatia e período pandêmico

A arte serviu como um espaço de trocas e de refúgio na pandemia para um grupo de 19 crianças e adolescentes que participaram do Inspiração, projeto inédito da Usina da Imaginação, OSC de Florianópolis, que nesta semana inaugura exposição online, lança o EP “Janelas ao Vento”, disponível no Spotify, Deezer e Apple Music, e três videoclipes, também liberados no Youtube. Ainda lança uma série de nove curtas-documentários, que traz à tona as reflexões desse mesmo grupo sobre pandemia e arte e que pode ser acessada no Youtube. Toda a produção do projeto está reunida em uma galeria de arte online https://inspira.usinadaimaginacao.org/galeria/.

O Inspiração é resultado de oficinas virtuais realizadas de abril a dezembro de 2020 com crianças e adolescentes de diferentes contextos sociais da capital catarinense. “Foram formados dois grupos – um de artes visuais e um de música. Em ambos, as crianças e adolescentes relataram a solidão que sentiram e a necessidade de se reelaborar e como a arte ajudou”, conta Rita de Cácia Oenning da Silva, diretora da Usina da Imaginação.

Com letras em português e inglês, o EP “Janelas ao Vento” traz 8 faixas, com composições de jovens com idade entre 10 a 17 anos. As canções, produzidas sob orientação do músico e compositor Miguel Arruda (MOCOIN), com participação dos músicos Leonardo Aquino e Diogo Costa (Cacupê Estúdio), transitam por diversos gêneros musicais.

Letras e melodias refletem sensações dos jovens sobre a pandemia, de como se sentiram no período e o que esperam do futuro. “Eles falaram de esperança em meio à tragédia e de como construir vínculos com as pessoas mesmo diante do isolamento social”, comenta Kurt Shaw, também diretor da Usina e coordenador do projeto, ao lado de Rita. 

Os adolescentes ainda participaram de um workshop de trilha sonora, com o compositor Cláudio Rabeca e, em participação especial, a musicista e compositora Silvia Beraldo. A experiência resultou na trilha sonora do curta-metragem “Isa” , da série de documentários.

Exposição e série de documentários

Os trabalhos artísticos da exposição “Arte em Tempos de Pandemia” são resultado de oficina online de artes plásticas, ministrada por Rita da Silva (Usina da Imaginação e Flor do Vento) e pela artista Marion de Martino (Ateliê Kumbaripa). 

As, com idade entre 6 e 13 anos, receberam em casa um kit de materiais reciclados para a produção dos trabalhos. Rita e Marion estimularam o grupo a soltar a imaginação e a criar obras em técnicas diversas a partir de referências de artistas como Lygia Clark, Marcel Duchamp, a ceramista radicada em Florianópolis Rosana Bortolin, a arte dos povos originários, entre outros.

“A todo momento trabalhamos com a imagem de que embora separados, estamos todos juntos e acolhendo uns aos outros”, afirma Rita. 

A série documental inclui 9 documentários, de 2 a 7 minutos, que trazem reflexões sobre a pandemia e arte partindo das crianças e adolescentes. Os curtas-metragens, dirigidos por Rita e Kurt, demonstram diferentes sentimentos e reações à privação do convívio social na vida das crianças e dos adolescentes e como a produção artística se tornou forma de expressão e resistência. 

“Cada filme toca um tema chave para entender a experiência infantil durante a pandemia, desde o luto e a perda até a maneira que a pandemia abriu campo para a imaginação e uma nova relação com a família”, enfatiza Rita.

Para apresentar os curtas e também os videoclipes a outras crianças e adolescentes foram montados quatro programas, já exibidos em sessões on-line em instituições em Florianópolis, Caçador, Mafra e Palhoça e também disponíveis em streaming.

As mostras, que aconteceram com o apoio de produção de Carol Marins (Calêndula Filmes), são um espaço de troca sobre arte como resistência, refúgio para manter a saúde mental e empatia entre crianças e adolescentes durante a pandemia.

Sobre a Usina

A Usina da Imaginação é uma Organização da Sociedade Civil que realiza pesquisa, formação, produção cultural e audiovisual e mobilização comunitária para processos de transformação social e valorização cultural, envolvendo especialmente crianças, adolescentes e jovens de diversos grupos. Um dos eixos fortes da Usina são campanhas e advocacy, buscando assim também participar da criação e aprimoramento de políticas públicas, sempre através da arte e da criatividade.

Confira a produção:

Exposição “Arte em Tempos de Pandemia” e galeria online

Músicas

Spotifyhttps://bit.ly/janelasaovento_spotify

Deezer: https://bit.ly/janelasaovento_deezer

AppleMusic: https://bit.ly/janelasaovento_appleMusic

Documentários: https://bit.ly/projetoinspiracao_documentarios

Programa 1 (indicado para crianças de 1 até 10 anos): https://bit.ly/inspiracao_docs_programa1

Programa 2    (indicado para crianças entre 10 e 14 anos): https://bit.ly/inspiracao_docs_programa2

Programa 3 (indicado para jovens entre 14 anos e 18 anos) : https://bit.ly/inspiracao_docs_programa3

Programa 4 (indicado para educadores/as) :  https://bit.ly/inspiracao_docs_programa4

Videoclipes: https://bit.ly/inspiracao_videoclipes 

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais