21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Gasolina é a grande responsável pela alta no Custo de Vida na Capital em fevereiro

spot_img

Gasolina é a grande responsável pela alta no Custo de Vida na Capital em fevereiro

spot_imgspot_img

O Índice de Custo de Vida na Capital em fevereiro chegou a 0,44%. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve aumento de 0,12% (em fevereiro de 2012, o índice foi de 0,32%). Já em relação ao mês anterior, que registrou aumento de 0,97% (a maior alta dos últimos vinte meses), houve uma redução significativa: 0,53%. O acumulado dos últimos doze meses atingiu 5,82%.

Dos principais grupos que compõem o índice, houve aumento em dois: Produtos Não Alimentares (1,23%), influenciado especialmente pela elevação de 7,09% no preço da gasolina; e Alimentação (0,39%), com maior impacto do subgrupo de produtos “in natura” (alta de 1,74%). Os outros dois grupos – Outros Serviços e Serviços Públicos – não apresentaram variação.

Os dados para o índice de fevereiro foram coletados entre 28 de janeiro e 1º de março. O relatório mensal e a série histórica do IPC podem ser conferidos no portal Udesc Esag. A divulgação do Índice de Custo de Vida é realizada pela Udesc e Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), por meio de convênio firmado em 2007.

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina, em trabalho coordenado por Hercílio Fernandes Neto. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img