22.6 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Geração de emprego e crescimento econômico em +100 cidades de Santa Catarina: confira o impacto do Salto Aceleradora de MEIs

spot_img

Geração de emprego e crescimento econômico em +100 cidades de Santa Catarina: confira o impacto do Salto Aceleradora de MEIs

spot_imgspot_img

 

Sebrae e Impact Hub Floripa, realizadores do programa, apresentam os principais resultados da edição 2020

O Salto Aceleradora de MEIs é o primeiro e maior programa de aceleração para microempreendedores do Brasil. Realizado pelo Sebrae em parceria com o Impact Hub Floripa, a iniciativa divulga para a comunidade os resultados da edição 2020 através de um Relatório de Impacto, celebrando o encerramento de um ciclo e anunciando as novidades para 2021.

 

A pandemia e o isolamento social pegaram todos desprevenidos. A taxa de empregos formais caiu e o trabalho informal aumentou, tornando cada vez mais importantes as iniciativas focadas no desenvolvimento do microempreendedor, para estruturação e formalização do seu negócio. Junto a esse cenário, um outro dado ganhou destaque: hoje já existem mais de 10 milhões de Microempreendedores Individuais. São brasileiros que viram a oportunidade de dar uma vida melhor às suas famílias e colocaram em prática suas ideias e habilidades.

 

Com o objetivo de ajudar esses MEIs a crescerem, o Salto propõe uma metodologia inovadora e totalmente adaptada para o pequeno negócio. São 10 semanas de formação gratuita nas quais os participantes vivenciam uma jornada que combina oficinas, conteúdos, mentorias e muita interação no desenvolvimento de uma rede de networking sólida.

Assim como muitos negócios, a iniciativa também precisou se adaptar devido à pandemia: o time, o conteúdo e a metodologia foram reestruturados para o ambiente digital – tudo isso com o objetivo de contemplar o público alvo que se encontrava ainda mais vulnerável nesse momento. Essa adaptação rompeu fronteiras e permitiu a expansão do programa nacionalmente com o apoio do Sebrae, chegando a mais de 100 cidades de Santa Catarina e do Amazonas – de forma 100% online.

 

Foram ao todo 4281 inscrições e o programa conseguiu impactar 1689 famílias. Mas os bons resultados não param por aí. Confira só:

  • 56% dos microempreendedores tiveram aumento de faturamento

  • Somando todos os aumentos de faturamento, o montante chega a R$710.159,00

  • 248 empregos foram gerados, em uma das maiores crises da história

  • Juntos, esses MEIs conquistaram 9613 novos clientes

  • A média de faturamento mensal do início ao final do programa significa um aumento de R$1120,20 por MEI

Esses e mais dados estão disponíveis em um Relatório de Impacto que pode ser conferido em bit.ly/saltoimpacto2020.

Para 2021 a expectativa é trazer o que de melhor foi feito nessa última edição, com a possibilidade de realização do Salto em qualquer localidade nos formatos online ou híbrido. 

“Fechamos com chave de ouro a edição de 2020. Hoje o MEI ainda é a categoria de empresários que menos recebe apoio. Com esse programa conseguimos repassar conteúdos relevantes para o desenvolvimento dos seus negócios e de seu comportamento como empreendedor.” afirma Paulo Rocha, Gerente de Desenvolvimento Regional do Sebrae/SC.

Sobre o programa

A Metodologia do Salto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda técnica é adaptada ao microempreendedor individual, buscando acelerar o seu crescimento de forma sustentável. São três etapas de aceleração – ou “saltos”, na concepção que dá nome ao programa –, com os seguintes temas: 1) Foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor; 2) Foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio); e 3) Foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas). Todas as etapas serão realizadas de forma online, prezando pela segurança dos participantes. 

Sobre o Sebrae

O Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é uma entidade civil sem fins lucrativos que trabalha pelo desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. Para isso, a entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda. 

 

Sobre o Impact Hub Floripa

O Impact Hub é uma rede global de apoio a empreendedores que querem impactar o mundo positivamente. Esse apoio se dá através de: espaços de trabalho compartilhados, onde esses empreendedores de encontram, trabalham, geram novos negócios e se conectam; de eventos inspiradores que geram conteúdos relevantes e promovem o networking; e de programas inovadores que buscam educar e acelerar negócios e pessoas, potencializando o desenvolvimento socioeconômico. São mais de 17 mil membros no mundo e aproximadamente 1 mil localmente. Na Grande Florianópolis existem três unidades, no Norte da Ilha e centro, na capital catarinense, e no Pedra Branca, em Palhoça. 

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img