A arte catarinense nos anos 1980 e a produção do artista Lourival Pinheiro de Lima, o Loro, serão os temas da 6ª edição do projeto Gerações Masc – Museu em Movimento, que ocorre nesta terça-feira, 22, às 16h30, no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
Com o tema "Ponto em Fuga – Performance em vídeo do artista Lourival Pinheiro de Lima (Loro)", evento discutirá questões paradigmáticas sobre o ponto e a reta, suas influências na própria forma de fazer arte e no cartesianismo da sociedade atual, criando um diálogo visual entre a dança, a pintura e a poesia.
Esta edição contará, ainda, com a presença das professoras Maria Lúcia Mascelani Mourão, formada em Geografia e professora da Escolinha de Arte de Florianópolis, e Patrícia Amante, graduada em Educação Artística Habilitação Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc – 1985) e especialista em Linguagem Plástica Contemporânea pela mesma instituição (2001).
Sobre o artista
Lourival Pinheiro de Lima (Loro) nasceu em Florianópolis, em 1947. Estudou pintura, gravura e escultura na Art Students League, de Nova Iorque, nas décadas de 1970 e 1980; e litografia no Masc, em 1982.
Das exposições coletivas e individuais que realizou no Brasil, nos Estados Unidos, na França e na Argentina, destacam-se o 2º Salão Jovem Arte Sul América (Masc – 1982); 9º Salão Nacional de Artes Plásticas – Sul (Margs – Porto Alegre, 1986); e a Exposição na OEA (Nova Iorque, 1991).
O cinema do CIC fica na Avenida Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica.