23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Glauco Olinger lança o livro ”Agricultura Catarinense – em busca do equilíbrio ecológico” nesta segunda-feira

spot_img

Glauco Olinger lança o livro ”Agricultura Catarinense – em busca do equilíbrio ecológico” nesta segunda-feira

spot_imgspot_img

Será lançado nesta segunda-feira, 9, às 19h, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, o livro “Agricultura Catarinense – em busca do equilíbrio ecológico”, do ex-secretário da Agricultura, professor agrônomo Glauco Olinger.

O livro, de 422 páginas, intitulado, é mais um lançamento da Editora Unisul e traz aspectos da ocupação do território catarinense, desde as civilizações pré-colombianas até os dias atuais, relacionados aos problemas agrários, sobretudo aos sistemas de produção agropastoril e seus efeitos no ambiente natural.

Ao salientar que Santa Catarina é o estado que apresenta a menor concentração de terra em poder de especuladores ou de latifundiários improdutivos do país, o professor Glauco Olinger chama a atenção para a importância da agricultura familiar no contexto da ocupação do território catarinense, observando que a presença feminina no campo já ultrapassa em 40% a força produtiva.

Mais de 15% da população ainda desenvolve atividades no campo em Santa Catarina. “Esse índice está acima da média de concentração de pessoas na agropecuária de países desenvolvidos, mas assusta o êxodo rural pela ausência de uma política consistente por parte dos governos”.

O fundador da Acaresc – atual Epagri – coloca como bases do desenvolvimento sustentável da agricultura catarinense o ensino e as ciências agrárias, a pesquisa agropecuária, a extensão rural, o fomento da produção e do crédito rural educativo, o aumento da produtividade dos solos, das águas, dos animais, do trabalho humano e, por via de consequência, das safras catarinenses.

A obra apresenta as principais características de cada região existente no estado e sua vocação socioeconômica em função dos solos, climas e águas existentes. Com a degradação do ambiente natural, resultante da exploração incorreta ao longo do ultimo século, o autor finaliza o trabalho com as bases de um plano agroecológico, de longo prazo, para o estado de Santa Catarina.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img