21.6 C
fpolis
sexta-feira, maio 3, 2024
Cinesystem

Governo apresenta hoje prejuízo na maricultura devido ao vazamento de óleo

spot_img

Governo apresenta hoje prejuízo na maricultura devido ao vazamento de óleo

spot_imgspot_img

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca informa que nesta quarta-feira, 6, às 17h, concluirá o levantamento dos prejuízos que o vazamento de óleo em parte da Baía Sul de Florianópolis causou aos maricultores.

Em audiência pública realizada na última quinta-feira, 31 de janeiro, a Secretaria e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) se comprometeram a avaliar os danos causados aos maricultores estabelecidos entre a Tapera e o Ribeirão da Ilha para que a Celesc possa realizar as indenizações.

O secretário João Rodrigues afirma que as equipes responsáveis pelo setor aquícola e pesqueiro da Epagri e da secretaria estão mobilizadas para que os dados sejam fornecidos o mais rápido possível. A expectativa é de que ainda em fevereiro os maricultores recebam as indenizações proporcionais pelos danos causados.

Exame de ascarel

Na última semana, a Secretaria e a Cidasc divulgaram resultado dos exames feitos pelo Instituto Oceanográfico do Laboratório de Química Orgânica Marinha da Universidade de São Paulo (USP) que deram negativas para presença de substâncias Bifenilas Policloradas, chamadas também de PCBs, na região onde houve o vazamento de óleo.

Com o resultado, a secretaria avalia que não há restrições ao consumo de ostras, mariscos, berbigões, peixes e crustáceos na área da Tapera até a Freguesia do Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img