21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Governo do Estado anuncia resolução para barrar novos aumentos salariais até o fim do ano

spot_img

Governo do Estado anuncia resolução para barrar novos aumentos salariais até o fim do ano

spot_imgspot_img

O governador Raimundo Colombo e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira promoveram reunião com o colegiado pleno nesta terça-feira, 12, para tratar de medidas de enfrentamento à crise econômica nacional e anunciar uma resolução do Grupo Gestor de Governo para barrar novas concessões de aumentos salariais a servidores públicos estaduais até o final deste ano. As informações são da assessoria de imprensa do governo estadual.

A meta é evitar o crescimento além do previsto para a folha de pagamento, cujos gastos têm beirado o limite legal da Lei de Responsabilidade Fiscal. A decisão é motivada, além da crise econômica, pela pressão de sindicatos de diversas categorias.

 A medida foi assinada nesta terça e entra em vigor a partir de agora, valendo até o final de dezembro deste ano. Os reajustes já acertados ou garantidos por legislação serão mantidos. O que serão barrados são novos pedidos.

Manutenção de empregos

Um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostrou que quase um quinto dos acordos salariais firmados em janeiro deste ano resultou em redução de jornada e salários para o trabalhador do setor privado. Em todo o país, o número de desempregados já ultrapassa nove milhões. Santa Catarina é o estado brasileiro com menor taxa de desemprego, de acordo com o IBGE. Enquanto o Brasil teve taxa de desemprego de 8,5%, a catarinense foi de 4,2%. Além disso, Santa Catarina é um 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img