Florianópolis, 20 de julho de 2024

GP de Floripa inicia a temporada da Stock Boat 2009

spot_img

Compartilhe

Barcos ao mar! Emoções à vista!

A terceira temporada do campeonato brasileiro de motonáutica, categoria Stock Boat, começa com uma etapa inédita na cidade de Florianópolis, no dia 5 de julho. Programado para acontecer no Píer da Praça Sesquicentenário – Av. Beira Mar Norte – e com um cenário da famosa Ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade, caminho obrigatório de quem visita a Ilha. Além dos amantes dos esportes náuticos, um grande público já está garantido para apreciar as emoções das voadeiras da Stock Boat.

Na agenda do evento, os treinos classificatórios acontecem no dia 4 de julho (sábado), de 9h às 12h. A prova no domingo, dia 5, tem início às 10h, com 20 minutos de duração da primeira bateria, seguida de exibição de esportes náuticos e recomeçando às 11h. A festa de premiação será a partir das 12h, em pódio armado em frente ao local da prova.

O Campeonato Stock Boat é o renascimento da motonáutica brasileira, de volta ao cenário esportivo nacional para dar oportunidade a novos pilotos, mecânicos e toda a cadeia produtiva deste segmento. Trata-se de uma modalidade em que os competidores têm igualdade de condições, pois o conjunto (casco e motor) é idêntico para todos. A motonáutica é praticada hoje nos principais países do mundo. No Brasil, após anos de glória nas décadas de 60 e 70, praticamente desapareceu do calendário esportivo nacional.

Em 2008 o campeonato foi um sucesso nas cidades de São Vicente (SP); Angra dos Reis (RJ); Vitória (ES), Niterói (RJ); Manaus (AM) e Ribeirão Pires (SP). Procurando levar o evento para locais distantes do eixo RJ x SP, a última prova seria em Florianópolis, porém, em virtude da calamidade pública que se encontrava o estado de Santa Catarina em novembro, a etapa foi cancelada. Assim, começar o campeonato de 2009 em Florianópolis tem um gostinho especial. O sol e as águas calmas do oceano Atlântico, junto à Ponte Hercílio Luz, é o local ideal para provas inshore (em local abrigado pelos ventos) da modalidade Stock Boat.

Desta vez as ondas de surf não terão vez entre os apreciadores dos esportes náuticos. A emoção será a velocidade dos barcos categoria Class 1, estreitos e afilados, construídos em fibra de vidro, com motores de 150 hp, que chegam a uma velocidade de até 120km/h e são considerados ecológicos e certificados pela EPA (Environmental Protection Agency). Todos os barcos são construídos seguindo rigorosamente as mesmas condições e estão dentro das normas internacionais de segurança da União Internacional de Motonáutica (UIM). O diferencial da prova é a disputa entre a melhor performance dos pilotos, que têm igualdade de condições em barcos com cascos, motores e combustível idênticos.

Quem quiser sentir a adrenalina de um piloto da Stock Boat, ainda há tempo de adquirir um barco e se inscrever para o campeonato de 2009. As informações estão no site, onde também é possível acessar as provas de 2008 e 2007. As próximas etapas da atual temporada estão programadas para acontecer em Brasília (julho), Manaus (agosto), São Paulo (setembro), Minas Gerais (outubro) e Vitória (novembro).

O Campeonato Brasileiro de Motonáutica, categoria Stock Boat Class 1 têm o patrocínio da Revista Náutica; apoio da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (ACOBAR), Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e Real Power Boats; apoio local da FESPORTE – Fundação Catarinense de Esportes; Governo do Estado de Santa Catarina, Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, Brasboats, Hotel Sofitel Florianópolis; Audi Breitkopt; produtora local BrumBrasil, Agência Antares; apoio técnico da Rio Motor Racing Club; e realização Stock Boat Promoções e Eventos Ltda.

Para mais informações sobre a prova, conferir as emoções das etapas de 2008 e 2007, acessar o site http://www.stockboat.com.br/