23.2 C
fpolis
sábado, abril 13, 2024
Cinesystem

GRUPO ARMAÇÃO REALIZA NOVAS APRESENTAÇÕES DA PEÇA “CRIME” NA CASA DO TEATRO

spot_img

GRUPO ARMAÇÃO REALIZA NOVAS APRESENTAÇÕES DA PEÇA “CRIME” NA CASA DO TEATRO

spot_imgspot_img

Fundado em 1972, um dos mais tradicionais grupos de teatro de Santa Catarina encerrou com sucesso 2022, ano de seu cinquentenário, com a montagem do espetáculo CRIME, texto inédito do dramaturgo e diretor Antônio Cunha, que também assina a direção.

O espetáculo, que fez temporada na Casa do Teatro, sede do Grupo, em 2022 e no primeiro semestre de 2023, retorna ao palco para mais 3 apresentações.

Com nove atores em cena, o elenco reúne atores e atrizes históricos da companhia com novas e importantes aquisições, dentro desse permanente movimento de renovação que permitiu ao grupo chegar atuante ao seu quinquagésimo ano.

Sinopse:

França, 1835. Em uma aldeia rural, um camponês de 20 anos comete um triplo crime: degola a sua mãe, a sua irmã de 18 anos e o seu irmão de 9 anos. As razões que motivaram o rapaz, Pierre Rivière, a cometer esses crimes chocantes serão motivo de instigantes debates por onde perpassam várias matrizes discursivas, num leque de narrativas que abrange desde as versões do assassino, as dos juízes, dos psiquiatras e médicos e da população vizinha. Uma das falas explicativas de Pierre é exposta num memorial escrito em que o autor, tanto do crime quanto do texto, explicita as suas motivações e razões para matar parte da sua família.

O fato ficou mundialmente conhecido após a publicação, em 1973, do livro “Eu, Pierre Rivière, Que Degolei Minha Mãe, Minha Irmã e Meu Irmão”, resultado de um trabalho realizado por uma equipe em um seminário do College de France e dirigido por Michel Foucault. A obra se apoia nas diversas narrativas que são deixadas em aberto na análise propositadamente não conclusiva de Foucault e sua equipe que, cientes de que a fala do assassino seria apenas mais um discurso que não daria conta de captar a “verdadeira” razão do crime, deixando vislumbrar que a perspectiva da fala de cada um dos atores que se envolveram na questão constrói uma narrativa diferente.

A dramaturgia se apropria de uma parte dos diferentes discursos de origem a respeito do fato e, a partir destes, desenvolve outros, utilizando-se de alguns personagens reais e outros imaginados. As impressões deixadas por médicos, funcionários públicos e cidadãos são, por exemplo, postas nas vozes de uma trupe de atores mambembes que fazem as vezes de aldeões e pelo juiz de paz da aldeia e seu escrivão, vindo muitas vezes ao encontro de questões atuais. Na peça, a figura da mãe assassinada ganha um corpo etéreo e fala “por si mesma”; a arrogância e a parcialidade estão na fala e na postura do juiz inquiridor; a radiografia incômoda de uma sociedade diante da Justiça e das injustiças está no todo.

FICHA TÉCNICA:

Elenco:

Chico De Nez

Carlos Zoega

Margarett Westphal

Nazareno Pereira

Ivana Brazil

Max Hablitzel

Luiz Naas

Laura Manuella

Rogaciano Rodrigues

Equipe:

Texto e Direção: Antônio Cunha

Colaboração na Pesquisa do Tema: Ivonete da Silva Souza

Figurino: André Francisco Dalsegio

Iluminação:Rogaciano Rodrigues, Helinho Sol e Antônio Cunha

Criação da Cenografia e Arte Gráfica: Antônio Cunha

Execução da Cenografia/Cenotécnico: Osni Cristóvão

Maquiagem e Contrarregragem: Míriam W. Cunha

Operador de Luz: Antônio Cunha

Costura: Maria Regina Furbringer

Produção e Realização: Grupo Armação

Apoio: RenauxView – FORS Clothes & Arts – TEIA Fashion Lab – Mensageiro Musical

SERVIÇO:

CRIME – peça teatral

Texto e Direção: Antônio Cunha

Local: Casa do Teatro – Grupo Armação – Praça XV de Novembro, 344 – Centro – Florianópolis.

Datas: 02, 03 e 04 de Novembro de 2023

Horário: 20h30

Compra de ingressos via www.sympla.com.br

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img