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quarta-feira, maio 1, 2024
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Grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão, da Udesc, promoverá encontro Família no Museu no final de junho

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Grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão, da Udesc, promoverá encontro Família no Museu no final de junho

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O grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá o sexto encontro do Projeto Família no Museu em 29 de junho, às 15h. A iniciativa é destinada às famílias que possuem filhos com deficiência, interessadas em participar de ações voltadas à inclusão e acessibilidade por meio da arte. As informações são da Assessoria de Imprensa da Udesc.

Como nos encontros anteriores, a programação contará com uma atividade educativa, dessa vez com visita à exposições do acervo relacionadas à Copa do Mundo de Futebol, e obras do artista Leandro Serpa denominada Copa da Arte, na Fundação Hassis, localizada no bairro Itaguaçu, em Florianópolis.

De acordo com a professora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, da Udesc Cead, e coordenadora do projeto, as abordagens feitas em cada museu são diferenciadas tendo como foco o tema da exposição.

A iniciativa visa estabelecer o diálogo entre os participantes e permitir às famílias o conhecimento do que a cidade oferece em produção artística, ressalta ela, ao lembrar que as visitas são acompanhadas por mediadores educativos especializados em atuar com pessoas que possuem deficiências. A exposição é pedagógica e mostra as várias formas de se produzir gravuras.

O grupo

O grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão surgiu em 2006 já inscrito na base de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e é constituído por acadêmicos da Graduação, Mestrado e Doutorado da Udesc. O objetivo é desenvolver estudos a fim de contribuir para a compreensão do fenômeno inclusão e exclusão na formação de professores de arte, articulado com ensino, pesquisa e extensão.

Segundo a professora Maria Cristina, o grupo de pesquisa atua em três perspectivas inclusivas: uma voltada a pessoas com deficiência, outra ligada às questões étnico-raciais e a construção de um currículo multicultural crítico, e a terceira com foco na inclusão como fenômeno tecnológico capaz de ampliar o acesso à informação e a formação crítica.

O grupo de pesquisa já publicou sete revistas sobre educação, arte e inclusão e tem realizado parceria com educadores de Portugal, Espanha e Argentina sobre a educação no contexto da arte.
 

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