18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Grupo folclórico dos Açores se apresenta na UFSC

spot_img

Grupo folclórico dos Açores se apresenta na UFSC

spot_imgspot_img

No período de 01 a 12 de abril o Grupo Folclórico da Casa do Povo de São João da Ilha do Pico, no Arquipélago dos Açores, estará em Santa Catarina em uma viagem de intercâmbio. Eles farão uma apresentação na UFSC no dia 2 de abril de às 12h30 horas na Concha Acústica. Neste mesmo dia o grupo fará uma visita à sede do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC e após a apresentação fará um tour pela cidade de Florianópolis.

O projeto de intercâmbio do grupo é uma retribuição à visita que o Grupo Folclórico Mixtura da cidade de Bombinhas fez ao arquipélago no ano de 2007. A cidade de Bombinhas tem um protocolo de germinação com a cidade das Lajes do Pico/Açores/Portugal, que torna as cidades irmãs. Esta germinação foi conduzida pelo NEA com objetivo de aproximar cada vez mais a gente dos Açores com a nossa gente aqui do litoral. Hoje há várias cidades no litoral catarinense que possuem este protocolo de cooperação atuando em diversas áreas (cultura, folclore, comercial e tecnológico) e outras cidades estão em fase de concretização desta germinação.

O grupo é composto de 50 pessoas entre tocadores e dançarinos e está acompanhando o grupo o Diretor da Cultura da cidade das Lajes do Pico/Portugal. A visita do Grupo ao litoral catarinense dará oportunidade para várias pessoas poderem assistir a um espetáculo belíssimo do folclore açoriano. Será ministrado um workshop de dança com grupos do litoral, o que também oportunizará às pessoas que compõe o Grupo conhecerem as heranças culturais trazidas pelos açorianos há mais de 260 anos.

A Visita do Grupo Casa do Povo de São João a Santa Catarina está sendo organizada em parceria com as instituições Associação Folclórica Mixtura, Prefeitura de Bombinhas através da Fundação Municipal de Cultura e Secretaria de Turismo, Instituto Boimamão/Bombinhas/SC e Núcleo de Estudos Açorianos/UFSC. As apresentações e receptivo do Grupo estão sob a coordenação da Associação Folclórica MIXTURA de Bombinhas.
Contatos do Grupo: Rua Corrupião, 305 – Bombas – Bombinhas/SC, Fone(47) 3369-1361 ou (47) 9602-4349 afolmix@hotmail.com

O GRUPO

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de São João atuou em público pela primeira vez em 07 de agosto de 1993. É composto atualmente por 38 elementos: oito tocadores, 24 bailarinos e seis vozes, sendo essencialmente os bailarinos, jovens com idades compreendidas entre os oito e 23 anos, os tocadores e vozes, são, na sua maioria, de idade mais adulta. No ano de 2007 lançou o seu 1º CD por ocasião do 24º Aniversário da Casa do Povo de São João.

O Grupo já atuou em todas as Freguesias da Ilha do Pico. Participou de diversos festivais, já se apresentou em sete das nove Ilhas dos Açores, faltando o Corvo e Santa Maria. Atuou também na Ilha da Madeira, Continente Português e Espanha.

O Grupo tem variado repertório, sendo que algumas danças também são executados por outros Grupos da Ilha, nomeadamente o Pézinho e a Chamarrita do Pico/Portugal.

Na sua indumentária, usa algumas peças típicas da Freguesia de São João, como seja alparcas ou (Albarcas) em sola, meias de lã de Ovelha e Chapéu de palha. Os trajes dos elementos masculinos e femininos representam o traje do pastor e pastora de São João.

O Grupo tem como objetivo principal dignificar, mostrar e representar os hábitos e costumes, através da cultura de um povo, mantendo sempre viva a tradição, preservando de alguma forma a nossa cultura. Ainda fazem parte dos objetivos os intercâmbios a título de permuta com outros grupos, o que se torna salutar e estimulante para os seus componentes.

SERVIÇO

Apresentação na UFSC: 02/04/2009 às 12h30 horas
Local: Concha Acústica da UFSC
Informações: NEA/UFSC 48 3721 8605 ou 9982 8938.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img