Guilherme Torres, arquiteto do UM Milano, debate em Florianópolis por que o mercado imobiliário repete fórmulas

Mercado ImobiliárioGuilherme Torres, arquiteto do UM Milano, debate em Florianópolis por que o...

Balneabilidade: 203 dos 260 pontos do litoral de SC estão próprios para banho, aponta IMA

Relatório do IMA referente à semana de 26 a 30 de outubro de 2026 aponta 78,1% dos pontos próprios no Estado; em Florianópolis, 66 dos 88 pontos estão liberados.

Encontro de Escolas Lixo Zero reúne instituições e gestão pública em Florianópolis para compartilhar soluções sustentáveis

Promovido pelo Instituto Lixo Zero com o Colégio Salvatoriano Fátima, o 2º Encontro Municipal de Escolas Lixo Zero reuniu cases de compostagem, redução de plásticos e o programa municipal de resíduos nas escolas.

Boi de Mamão do Grupo Alivanta Meu Boi faz apresentação gratuita neste domingo (1º) no Villa Romana Shopping

Grupo folclórico criado nos Ingleses leva Boi, Bernúncia, Maricota, Cavalinho e Ursos ao Domingo com Teatro, às 11h30, no Cinesystem, com entrada gratuita.

Cantos de Natal estreia no Jurerê Open, em Florianópolis, com três dias de música, musical infantil e oficinas gratuitas

Primeira edição do festival, de 4 a 6 de dezembro, tem Christmas Groove com jazz de New Orleans, Uma Aventura na Neve — O Musical, Coral Criança Feliz, Concerto de Natal da Orquestra Brasileira e quatro oficinas para crianças.

Compartilhe

Como a arquitetura pode ir além da estética e melhorar a experiência de morar? A pergunta guiou o encontro do arquiteto Guilherme Torres, autor do projeto do UM Milano, com profissionais da área na Casa Milano Hercílio Luz, em Florianópolis. Promovida pela Milano, a conversa teve como tema “Contra o Óbvio: Arquitetura autoral em um mercado que repete fórmulas”.

Reconhecido internacionalmente e vencedor de mais de 50 prêmios internacionais, Torres defendeu que a qualidade de um projeto depende de decisões tomadas desde a concepção do empreendimento, considerando não só a aparência, mas também a funcionalidade e a forma como as pessoas vivem os ambientes.

O que é luxo no mercado imobiliário de alto padrão, segundo Guilherme Torres?

Para o arquiteto, o alto padrão não se resume a revestimentos, acabamentos ou elementos decorativos. “Quando a gente fala em luxo, estamos falando de algo intangível. O tempo é o vetor de todo esse mercado de luxo. No morar, o bem maior que todo mundo quer comprar é justamente o tempo, junto com a privacidade e a possibilidade de fazer uma pausa”, afirmou. Privacidade, tranquilidade, contato com a natureza e espaços ajustados às necessidades dos moradores entram, assim, na conta da qualidade de vida.

A paisagem de Florianópolis dentro do projeto

O UM Milano, empreendimento na Beira-Mar Norte, foi um dos exemplos apresentados. Segundo a organização, a vista para o mar, a proximidade do Parque Natural do Itacorubi e o relevo do entorno orientaram as decisões do projeto, que incorpora amplas superfícies envidraçadas e vegetação integrada à fachada para aproximar os ambientes internos e externos.

A abordagem reforça a ideia de considerar as características de Florianópolis no desenvolvimento dos empreendimentos, em vez de reproduzir soluções que poderiam ser aplicadas em qualquer cidade. O encontro também discutiu a arquitetura residencial brasileira e a importância de projetos conectados ao clima, à paisagem e aos modos de morar de cada região.

Não é a primeira vez que a Milano reúne o mercado para discutir o segmento: a incorporadora já trouxe Carlos Ferreirinha para debater o novo momento do alto padrão no mercado imobiliário catarinense. O tema dialoga ainda com outras pautas recentes do portal, como o concierge residencial no mercado de luxo do litoral catarinense e o debate sobre retrofit sustentável em Florianópolis.

Em resumo

  • O arquiteto Guilherme Torres, com mais de 50 prêmios internacionais, participou de encontro promovido pela Milano na Casa Milano Hercílio Luz, em Florianópolis.
  • O tema foi “Contra o Óbvio: Arquitetura autoral em um mercado que repete fórmulas”.
  • Para Torres, o luxo no morar é intangível: tempo, privacidade e a possibilidade de fazer uma pausa.
  • O projeto do UM Milano, na Beira-Mar Norte, considera a vista para o mar, o Parque Natural do Itacorubi e o relevo do entorno, com fachadas envidraçadas e vegetação integrada.

Fonte: Milano, via assessoria de imprensa (1º Via Comunicação).