A Havan destinou R$ 80 mil, via Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), ao Centro de Apoio à Formação Integral do Ser (CEAFIS), de Florianópolis. O aporte se destina ao financiamento do projeto de inclusão social com capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e social. A ONG atende 130 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, com atividades pedagógicas, sociais, culturais e de cidadania.
O CEAFIS está localizado no Bairro Monte Cristo, região ontinental de Florianópolis, próxima à Filial Via Expressa da Havan, em Florianópolis, conhecida como uma comunidade carente de infraestrutura e recursos. Com este novo projeto, a instituição pretende ampliar a atuação, oferecendo, também a capacitação profissional e a oportunidade do primeiro emprego. De acordo com a diretora geral, Maria do Carmo Silveira Pereira, a formação será como uma iniciação à área administrativa, incluindo aulas de informática, relações humanas, ética, trabalho, postura, meio ambiente, entre outras.
As aulas serão ministradas na própria ONG, em parceria com outras instituições, como CIEE, Senai e Senac. “A nossa realidade mostra que estes adolescentes têm dificuldade em conseguir o primeiro emprego, por falta de conhecimento e formação. Por isso queremos oferecer esta oportunidade a eles e contribuir para a sua colocação no mercado de trabalho”, afirma. A primeira turma terá início neste semestre, com 40 alunos, de 14 a 18 anos.