21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Historiador da Casa da Memória lança livro sobre abrigo de menores

spot_img

Historiador da Casa da Memória lança livro sobre abrigo de menores

spot_imgspot_img

O livro “Memórias do Abrigo de Menores“ do historiador Alzemi Machado, será lançado na próxima sexta-feira, dia 23, às 19h30 na Cidade da Criança, no bairro Agronômica. O livro é uma parceria da Fundação Franklin Cascaes e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, patrocinado pela empresa Tractebel Energia através do Fundo da infância e Adolescência (FIA). Alzemi é funcionário da Casa da Memória, que é um centro de documentação audiovisual e bibliográfico da Prefeitura de Florianópolis.

O Abrigo de Menores foi uma instituição criada no governo de Nereu Ramos em 1940 para acolher em Florianópolis crianças e adolescentes (meninos) na faixa etária de 7 a 18 anos. Localizado no bairro da Agronômica, de 1940 a 1973 a instituição foi dirigida pelos Irmãos Maristas, e os internos seguiam um cotidiano de atividades educativas que incluíam instrução primária, esportivas, artísticas, técnicas agrícolas, criação de animais, formação profissional, atividades de formação religiosa, assistência médica e odontológica, e pecúlio (renda oriunda das atividades profissionalizantes). Cerca de 1881 crianças e adolescentes passaram pelo Abrigo.

Com relatos de ex-abrigados, fotografias, análise de documentos oficiais (relatórios,cartas, ofícios) e consulta a jornais de época, o livro contribui para a recuperação histórica da instituição e da memória social da infância catarinense.

Todo o material coletado na pesquisa – 210 fotos, transcrição integral das entrevistas, reprodução de documentos oficiais e fitas cassetes com entrevistados – será doado para a Casa da Memória. A publicação será distribuída às bibliotecas públicas da Grande Florianópolis, Bibliotecas escolares, Arquivos, Bibliotecas Universitárias, Conselhos de Direitos, Tutelares, profissionais da área social e pessoas interessadas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img