19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Hospital de Florianópolis é referência em cirurgia de endometriose profunda

spot_img

Hospital de Florianópolis é referência em cirurgia de endometriose profunda

spot_imgspot_img

Primeiras equipes a realizarem o procedimento em Santa Catarina, que exige maior complexidade e equipes altamente especializadas, começaram operando no Hospital Baía Sul

Santa Catarina possui hospital de referência no atendimento e serviço de endometriose, o Hospital Baía Sul, que conta com equipes altamente capacitadas, especializadas e multidisciplinares para a realização de cirurgias de endometriose profunda, que exige maior complexidade. Ao todo, em 2021, foram realizados 84 procedimentos de endometriose, entre cirurgias de endometriose e endometriose profunda.

Segundo o cirurgião ginecologista e mastologista no Hospital Baía Sul, Dr. Ygor Oliveira, as primeiras equipes de referência de Santa Catarina a realizarem a cirurgia de endometriose profunda, começaram a operar no Hospital Baía Sul, há cerca de 7 anos.

A endometriose é um distúrbio em que o tecido endometrial, que normalmente reveste o útero, cresce fora do útero, podendo estar presente nos ovários, nas tubas uterinas ou no intestino. 

As equipes do Hospital Baía Sul realizam o tratamento clínico e o tratamento cirúrgico da endometriose. Quando se trata do tratamento cirúrgico, especialmente da endometriose profunda, é necessário que haja uma equipe multidisciplinar e altamente especializada, composta por médicos ginecologistas, urologistas, e o cirurgião do trato digestivo.

É importante ressaltar que há diferença entre a endometriose profunda e a endometriose comum, porque é mais complexa e exige um conhecimento maior de anatomia e cirurgia. “A endometriose profunda atinge mais órgãos, como o intestino, bexiga e nervos da região pélvica, então podemos explicar que ela é mais agressiva, com um acometimento maior das estruturas da pelve. Como há uma complexidade maior, a cirurgia requer equipes especializadas. As cirurgias costumam durar, em média, de três a cinco horas, dependendo da complexidade de cada caso”, explica o Dr. Ygor.

Ainda de acordo com o cirurgião ginecologista e mastologista, as cirurgias de endometriose profunda são indicadas quando o tratamento clínico não funciona, ou para mulheres com problema de infertilidade. 

O procedimento de endometriose conta com um nível alto de criteriosidade. “A videolaparoscopia é uma técnica que requer cirurgiões treinados para tratar endometriose, e com conhecimento muito elevado da anatomia pélvica. As equipes do Hospital Baía Sul contam com profissionais que fazem parte desse alto nível de especialização e criteriosidade”, reforça o Dr. Ygor.

Para o diretor-presidente do Hospital Baía Sul e Clínica Imagem, Dr. Sérgio Marcondes Brincas, é um orgulho e uma honra ser referência em cirurgias que exigem o conhecimento de equipes de alta complexidade. “Além de contarmos com uma equipe altamente especializada para realizar a cirurgia de endometriose profunda, nos sentimentos honrados que as equipes pioneiras referência na cirurgia em Santa Catarina começaram no Hospital Baía Sul. É graças à dedicação e comprometimento dos nossos profissionais de saúde, que continuamos alcançando grandes resultados na área da saúde”, conclui.

Foto: Endometriose Getty Images

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img