17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Hospital de Florianópolis registra recorde de cirurgias de catarata num único dia

spot_img

Hospital de Florianópolis registra recorde de cirurgias de catarata num único dia

spot_imgspot_img

José Leite Filho saiu de casa, no bairro Monte Verde, às 6 horas da manhã de quinta-feira (21). Percorreu a pé 10 km, passou pela SC 401, pela Beira-Mar Norte, subiu a Mauro Ramos, entrou na Hercílio Luz e chegou ao destino: Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF). Fez a cirurgia de catarata, pela qual esperava há dois anos, com a tecnologia mais avançada do mundo. E não pagou nada por ela. “Não tenho palavras para descrever a sensação de ver as coisas outra vez, com nitidez e claridade”, disse.

Ele e mais 43 pacientes se submeteram à cirurgia de catarata no HOF na quinta. Nesta sexta, ao retirar o tampão, a frase mais ouvida pela equipe técnica foi: “está tudo mais claro, muito obrigado”.  Todos eles voltaram para casa com os colírios necessários para o tratamento.

Realizado graças ao convênio que a Prefeitura de Florianópolis e o HOF têm desde 2014, o mutirão desta quinta-feira ajudou a liberar um pouco a fila de espera pelo procedimento, já que as cirurgias eletivas estavam suspensas desde o início da pandemia do Covid-19.

“Aceitamos sem pensar duas vezes em realizar o mutirão. Fizemos a coisa certa. Não há nada mais gratificante para um médico que trabalha com a saúde ocular, ouvir de um paciente: voltei a enxergar, vou poder ver meus filhos e netos”, diz o médico Ernani Garcia, diretor técnico do HOF. Só ele, na quinta-feira, realizou 33 cirurgias. Participaram do mutirão, três cirurgiões, dois anestesistas e 20 colaboradores. Todos os procedimentos foram realizados sem nenhuma intercorrência.

A lente natural do nosso olho é cristalina, mas quando deixa de ser transparente, chamamos isso de catarata. Nas cirurgias de ontem, retirou-se a catarata de um dos olhos. Os pacientes, a maioria acima dos 60 anos, voltará em maio para repetir o procedimento no segundo olho.

Seu José queria voltar para casa a pé, mas os médicos não deixaram. O motorista do hospital o levou de volta para o Monte Verde. “Quando a gente une uma equipe verdadeiramente dedicada, com os melhores equipamentos e a tecnologia mais avançada do mundo, é isso que acontece”, comemora Ernani.  

HOF

Quem, das gerações passadas, poderia imaginar que um dia o Centro de Florianópolis teria um hospital com oito andares, infraestrutura completa, consultórios, sala de pré-exames, centro de diagnóstico e cirúrgico, internação, equipamentos de ponta, tudo especificamente para tratar a saúde ocular? Ao ser inaugurado, há 11 anos, o Hospital de Olhos de Florianópolis tornou-se referência pela excelência da equipe técnica e pela qualidade do atendimento. Em uma década, já realizou mais de 400 transplantes de córnea.

Fotos: Scarduelli Comunicação

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img