26.6 C
fpolis
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Hospital Infantil ganha recital beneficente da OFiC, nova orquestra catarinense

spot_img

Hospital Infantil ganha recital beneficente da OFiC, nova orquestra catarinense

spot_imgspot_img

As crianças internadas e os profissionais da saúde que atuam no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, tiveram uma manhã diferente, repleta de música. Antecipando o clima de Natal, o pianista catarinense Pablo Rossi fez um recital solo no hall da instituição nesta quinta-feira (30/11), em parceria com a Associação de Voluntários de Saúde do hospital (AVOS).

A ação faz parte do projeto socioeducacional da Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) para incentivo à musicalização e formação de plateias. Recém-lançada, e com edital aberto para seleção do seu corpo fixo de músicos (disponível em www.oficmusic.com), a orquestra tem Pablo Rossi como Diretor Artístico e um extenso programa de apresentações gratuitas.

Na terça-feira (30/11) o pianista e a Coordenadora do Núcleo Social da OfiC, Vanessa Ferraudo, já realizaram um dia todo de conversas sobre música e apresentação de vídeos para crianças e adolescentes da comunidade Frei Damião, atendidos pelo Centro de Atendimento e Desenvolvimento Integral de Palhoça (CADI). A partir de fevereiro, em parceria com a ONG, a OFiC irá oferecer aulas semanais de musicalização e formação em canto coral para esse público, no contraturno escolar.

No Hospital Infantil Pablo apresentou a “Suíte Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, um clássico natalino da música de concerto mundial, que tradicionalmente é executada nos palcos de todo o mundo nesse período do ano, por contar a história do famoso balé e da jovem Clara, tendo como pano de fundo uma noite mágica de Natal. A performance encerrou com uma transcrição para piano da canção “Noite Feliz”, uma versão do clássico natalino escrita para piano solo pelo compositor alemão Max Reger. O pianista também conversou com as crianças para explicar didaticamente o repertório executado, e usou na apresentação um piano que doou há alguns anos para a AVOS.

SOBRE A OFiC

A OFiC iniciará suas atividades em 2024, com a realização de concertos e atividades socioeducacionais totalmente gratuitos. A orquestra terá um cronograma mensal de apresentações pelo Estado, levando ao público a experiência da música de concerto e do universo sinfônico. Para compor o seu corpo musical fixo foi lançado um edital internacional para a seleção de 17 instrumentistas, além de 10 músicos suplentes e cinco bolsistas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site www.oficmusic.com e as etapas do processo seletivo serão iniciadas em janeiro.

Fotos: crédito Divulgação/OFiC

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais