24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Hospital Infantil realiza cirurgia inédita no Estado

spot_img

Hospital Infantil realiza cirurgia inédita no Estado

spot_imgspot_img

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde divulgou nessa segunda-feira, 7, que o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) realizou, pela primeira vez, uma neurocirurgia de epilepsia. O procedimento de Hemisferectomia Funcional é raro e considerado de alta complexidade.A cirurgia, que ocorreu na semana passada, é realizada somente em seis estados brasileiros, incluindo Santa Catarina.

A operação foi feita semana passada. Desde o primeiro ano de vida, o menino, morador de Ibirama, hoje com três anos, tinha crises convulsivas muito frequentes, que afetavam o lado esquerdo do corpo com uma paralisia parcial. A criança tinha uma má formação cortical no lado direito do cérebro. Diagnosticado no Hospital Infantil com epilepsia refratária (quando a doença não responde a medicamentos), a única opção para o menino de três anos era a cirurgia.

A cirurgia de hemisferectomia funcional realizada no paciente desconectou as fibras de conexão do lado direito do cérebro com o intuito de isolar a parte do cérebro afetada. O procedimento foi feito com sucesso pela equipe médica do HIJG, integrada pelo neuropediatra Eugênio Grillo, além do neurocirurgião funcional Marcelo Neves Linhares e o neurocirurgião pediátrico Charles Kondageski.

Antes do procedimento, o paciente tinha convulsões diárias, pouca mobilidade motora, não usava a mão esquerda e não conseguia sentar, pois não tinha firmeza no tronco. Depois da cirurgia, o menino não teve mais crises de epilepsia nem complicações.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img