18.7 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Hospital Universitário transmite primeira cirurgia online e inicia projeto inédito

spot_img

Hospital Universitário transmite primeira cirurgia online e inicia projeto inédito

spot_imgspot_img

O Hospital Universitário da UFSC (Florianópolis) transmitiu, dia 16 de abril, pela primeira vez uma cirurgia online, realizada pelo cirurgião plástico Rodrigo d’Eça Neves. O procedimento foi a retirada de sinais da orelha e teve meia hora de duração.
A transmissão é um piloto do projeto que começou dia 23, uma parceria entre o Serviço de Informática e do Serviço de Cirurgia Plástica do HU. A equipe composta para a transmissão contou com três técnicos de informática , dois deles estavam no centro cirúrgico, além do médico cirurgião e uma enfermeira.

Na semana passada o cirurgião plástico Edmar Maciel, do Ceará, foi o palestrante da webconferência sobre Braquioplastia e Abdominoplastia em ex-obesos.
O médico convidado realizou, online, com transmissão para todo o país, no sábado, dia 24, uma cirurgia de Braquioplastia, que consiste na – retirada de excesso de pele e gordura dos braços.

A técnica disponibiliza links que podem ser acessados através de login e senha por profissionais da saúde. Até 50 computadores podem ser conectados no território nacional, e transmitidos em auditórios, salas de aula, hospitais e centros de saúde.

O diferencial do projeto é a interatividade. Durante a operação, os espectadores podem fazer perguntas e o médico responde no mesmo instante. Com apenas uma webcam de alta resolução e um computador conectado a internet, é possível compartilhar técnica e experiência de norte a sul do país. Computadores fora do Brasil também podem ter acesso, desde que estejam cadastrados.

Os próximos módulos já estão agendados:

7/5: Palestra “17 anos de uso de prótese anatômica em cirurgia estética e reparadora” com João Carlos Sampaio Góes, de São Paulo – 19h
8/5: Cirurgia de colocação de prótese mamária

18/6: Palestra “Rinosseptoplastia estético-funcional”, com Nelson Heller, do Rio Grande do Sul – 19h
19/6: Cirurgia de Rinoplastia

Para acessar a cirurgia, entre no site: webconf.rnp.br/ruteufsc
Mais informações: Wilmar Luis Vienhage – 3721-9166

Por Gabriella Bridi/bolsista de jornalismo da Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img