18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

HU contabiliza mais de 900 mil procedimentos em cinco anos

spot_img

HU contabiliza mais de 900 mil procedimentos em cinco anos

spot_imgspot_img

 Dados mostram importância do Hospital Universitário dentro da rede de atenção à saúde 

 

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) contabilizou um total de 921.774 procedimentos, entre consultas, internações e exames de imagem nos últimos cinco anos, segundo dados de registros internos e do Modelo de Gestão de Atenção Hospitalar (MGAH) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

Os números foram apresentados por ocasião do Dia do Hospital, 2 de julho, data criada pelo Decreto 50.871, de 27 de junho de 1961, em função da inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Santos, em 02 de julho de 1944. 

A superintendente do HU, Joanita Angela Gonzaga Del Moral, disse que os dados refletem a importância do hospital dentro da rede de atenção à saúde no Estado. “O Dia do Hospital é uma oportunidade para mostrar o impacto de uma instituição desta magnitude na sociedade”, detalhou a superintendente, lembrando que a data tem o objetivo comemorar a criação dos hospitais no Brasil e homenagear a instituição e os profissionais que trabalham na área da saúde. 

Além da área assistencial, o HU possui também uma importante responsabilidade com ensino e a pesquisa, no desenvolvimento do conhecimento e de tecnologias e na formação de profissionais, especialmente da área da saúde, com mais de 186 vagas de residências médicas e multiprofissional e mais de 1.600 graduandos na área da saúde. 

Cerca de 1.800 servidores e empregados públicos atuam no hospital, entre profissionais assistenciais e administrativos. No ano de 2019, o HU realizou por ano 12 mil internações, cerca de 4.500 mil cirurgias, 188.000 consultas, 60.000 atendimentos de emergência, 21.000 exames de imagem e 2.500 partos. 

Mesmo diante dos desafios inéditos exigidos das instituições de saúde desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, o HU não parou. Foram 97.226 consultas ambulatoriais de janeiro a dezembro de 2020, demonstrando que o hospital garantiu mais de 50% do total das consultas agendadas, apesar de inicialmente as autoridades de saúde terem suspendido os atendimentos e, a partir de maio, terem fixado em 50% os atendimentos ambulatoriais. 

Ainda em 2020, foram realizados 27.879 atendimentos de emergência, sendo 6.742 obstétricos, e neste primeiro semestre de 2021 foram realizados 24.781 atendimentos, sendo 5.783 obstétricos, com 1.250 partos neste período. 

No mesmo ano de 2020, foram realizadas 3.457 cirurgias (75% da produção habitual), atendendo especialmente as cirurgias tempo-sensíveis (oncológicas e transplantes). O gerente Administrativo do HU, Michel Maximiano Faraco, lembrou que a estrutura hospitalar foi adaptada para o atendimento dos casos respiratórios, com uma porta de entrada exclusiva em Emergência adulto, uma UTI Covid e uma Enfermaria Covid, totalizando atualmente 44 leitos exclusivos. Só neste primeiro semestre de 2021 foram atendidos 90.251 pacientes nos ambulatórios do HU e realizadas 1.283 cirurgias. 

“O HU-UFSC, hospital de ensino 100% SUS, sob gestão da Ebserh/MEC, atento às suas responsabilidades sociais e acadêmicas, não mede esforços para cumprir com os seus propósitos no âmbito do ensino e da pesquisa, prestando uma assistência qualificada e humanizada. Neste Dia, comemora com todos os seus trabalhadores, servidores por natureza com a competência em atender bem aos valores e interesses públicos”, afirmou o gerente de Atenção à Saúde, Junior Andre da Rosa. 

Ele ressaltou que, além da característica mais marcante – hospital de ensino com o propósito de “ensinar para transformar o cuidado” -, o HU-UFSC faz parte da rede de atenção à saúde do Estado de Santa Catarina e, para tanto, disponibiliza 100% das suas atividades ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da contratualização com o gestor estadual. 

O dirigente lembrou que o hospital oferta assistência à saúde na modalidade de internação em clínica médica, pediatria, ginecologia/obstetrícia e cirurgia. Mantém três emergências (adulto, ginecologia/obstetrícia e pediatria) que funcionam em regime de porta aberta, 24 horas por dia, e duas unidades de terapia intensiva (adulto e neonatal).  Além dos diversos serviços de apoio assistencial e de diagnóstico complementar. 

O HU atua em média e alta complexidade. Em alta complexidade atua nas áreas de Oncohematologia/Oncologia clínica e Cirurgia Oncológica (UNACON), Implante Coclear, Cirurgia Endovascular Extra Cardíaca, Transplante Hepático, Transplante de Córnea, Atendimento ao Portador de Obesidade Grave (Cirurgia Bariátrica), Nefrologia e Terapia Nutricional. Na área ambulatorial e diagnóstico, também é referência em diversas especialidades, oferecendo retaguarda para rede de atenção primária à saúde, com vistas a fortalecer o processo de referência e contrarreferência. 

 

 

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img