22.5 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

HU-UFSC oferece serviço de radiografia odontológica panorâmica para pacientes da rede pública de Florianópolis

spot_img

HU-UFSC oferece serviço de radiografia odontológica panorâmica para pacientes da rede pública de Florianópolis

spot_imgspot_img

 

A partir de um convênio realizado entre o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) passarão a contar com a realização do exame de radiografia odontológica panorâmica, oferecido pelo Núcleo de Odontologia Hospitalar do HU. Profissionais da rede de atenção primária e secundária de Florianópolis podem solicitar o exame, conforme indicação clínica.

 

A cirurgiã-dentista radiologista do HU, Scheila Aust, explicou o que é a radiografia panorâmica. "Trata-se de um exame complementar usado como coadjuvante para o diagnóstico e o planejamento odontológico". Conforme a cirurgiã-dentista, a realização no HU deve seguir as normas de pactuação estabelecidas pelo convênio para pacientes encaminhados via Sistema de Regulação (sistema CELK).

 

A professora do Departamento de Odontologia da UFSC, Alessandra Rodrigues de Camargo, responsável técnica do Núcleo de Odontologia Hospitalar do HU, afirmou que a radiografia panorâmica também é utilizada para pacientes internados no hospital e de alta complexidade, otimizando atuação da equipe de odontologia hospitalar.

 

O convênio já está em operação e o primeiro paciente encaminhado pelo SUS fez o exame no dia 31 de maio. Trata-se de uma moradora do bairro Carianos, em Florianópolis, que está fazendo tratamento da arcada dentária devido a um acidente de moto. "O encaminhamento para este exame foi rápido e estou orgulhosa de saber que sou a primeira pessoa encaminhada para este serviço", disse.

 

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img