21.2 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

HU-UFSC torna-se o único Hospital a ofertar a Angioplastia Pulmonar por Balão pelo SUS em Santa Catarina

spot_img

HU-UFSC torna-se o único Hospital a ofertar a Angioplastia Pulmonar por Balão pelo SUS em Santa Catarina

spot_imgspot_img

O Hospital foi pioneiro na realização do procedimento no estado, facilitando a assistência aos pacientes do SUS que eram encaminhados para outros estados

Florianópolis (SC) – Na quarta-feira, 20 de março, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), dará um passo importante na saúde pública catarinense ao ofertar um novo procedimento: Angioplastia Pulmonar por Balão. A técnica facilita a assistência dos pacientes com embolia pulmonar crônica que terão acesso a um tratamento mais eficaz e menos invasivo via Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, serão realizados quatro procedimentos por mês, sendo um por semana.

O HU-UFSC destacou-se ao realizar a primeira angioplastia pulmonar por balão em Santa Catarina em setembro de 2021, e agora, após receber autorização, torna-se o único Hospital a ofertar a técnica pelo SUS no estado. A retomada desse procedimento, interrompido durante a pandemia de covid-19, representa um avanço significativo na assistência aos pacientes, em especial, do Centro de Referência em Hipertensão Pulmonar do HU-UFSC. O coordenador do Centro, Roger Pirath Rodrigues, ressalta a importância desse marco. “Os pacientes precisavam ser encaminhados para outros estados e, aqueles que conseguiam, acabavam realizando o procedimento de maneira tardia, resultando em piora clínica e da doença”, destaca.

A capacitação dos médicos do HU-UFSC para realizar a angioplastia pulmonar por balão foi realizada em conjunto com o médico especialista em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Fábio Solano, do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA/Ebserh), pioneiro da técnica no Brasil. “Esse procedimento exige um treinamento e uma experiência grande no setor de Hemodinâmica e os nossos médicos, coordenados pelo médico Roberto Leal da Silva, realizaram o treinamento e estão capacitados para realizar o procedimento”. O especialista acrescenta, “O Doutor Fábio esteve conosco nos treinamentos e quando realizamos o primeiro procedimento em 2021. Na ocasião, ele falou de sua alegria em dividir a experiência com outros colegas e centros de referência no país e Florianópolis pode agora contar com esse novo tratamento”, relata Roger.

A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado (DGC), Fabiana Minati De Pinho comentou o avanço: “A direção do HU-UFSC entendeu a necessidade dessa população, como a doença é grave e a posição do HU como referência, assim fez todos os esforços para a realização desse procedimento em Santa Catarina”.

Entenda o procedimento 

A angioplastia pulmonar por balão é um procedimento utilizado para desobstruir as artérias pulmonares bloqueadas por trombos, coágulos sanguíneos que causam obstrução no vaso sanguíneo. Durante o procedimento, os profissionais utilizam um cateter guia com um balão na ponta que, ao ser expandido, restabelece o fluxo sanguíneo nos pulmões. Embora ultraespecializado, a angioplastia pulmonar é um procedimento rápido e menos invasivo do que uma cirurgia, facilitando a recuperação dos pacientes e reduzindo o tempo de internação.

A técnica é especialmente eficaz no tratamento da Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crônica (HPTEC), uma das referências do HU-UFSC. A HPTEC ocorre quando um trombo se aloja nos pulmões, dificultando a circulação sanguínea e aumentando a pressão nos pulmões, podendo causar insuficiência cardíaca e morte. 

Sobre a Ebserh

O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img