23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Humanização Paulo Fontes começa na quinta-feira, 15 de outubro

spot_img

Humanização Paulo Fontes começa na quinta-feira, 15 de outubro

spot_imgspot_img

Uma reunião na tarde desta terça-feira, 13, entre o prefeito em exercício João Batista Nunes, secretários municipais, representantes da Polícia Militar de Santa Catarina e Guarda Municipal definiu para a próxima quinta-feira, 15, o início da implantação do projeto de humanização da avenida Paulo Fontes, que terá o trecho entre o TICEN e o Mercado Público transformado em calçadão, dando prioridade aos pedestres e transporte urbano, além de resgatar o patrimônio histórico e cultural da cidade. A medida trará mais segurança para os cerca de 230 mil pedestres que circulam diariamente pelo local.

A partir das 14 horas de quinta-feira, 15, os motoristas que descem a Praça XV não poderão mais dobrar a direita na Paulo Fontes, com os carros tendo que seguir o sentindo único à esquerda em direção à avenida Hercílio Luz. A interdição do acesso será feita com cones pela Polícia Militar que vai disciplinar o trânsito no local. Os carros que vêm do Sul da Ilha, avenida Mauro Ramos e outras vias também não poderão utilizar a Paulo Fontes para acessar a Beira-mar Norte. O trecho da avenida entre a Praça XV e Rua Deodoro será fechado para veículos, permitindo apenas a circulação de caminhões para carga e descarga no Mercado Público, das 6 as 9 horas, e táxis do ponto do Largo da Alfândega, que terão o ponto transferido para a Zona Azul da Paulo Fontes.

Já na próxima terça-feira, 20, também às 14 horas, a Prefeitura vai realizar uma segunda etapa do projeto com o fechamento do trânsito na Paulo Fontes entre as ruas Deodoro e Pedro Bittencourt (nos dois sentidos). O acesso dos ônibus ao TICEN será feito por uma canaleta exclusiva com os veículos vindos da Beira-mar Norte por mais uma Linha Branca a ser implantada. Os ônibus que descem a rua Pedro Ivo também ganharão uma faixa exclusiva para chegar ao terminal central.

Outra medida será a inversão do trânsito na rua Álvaro de Carvalho com os carros passando a subir da rua Francisco Tolentino até a Tenente Silveira (esquina da biblioteca pública). Desde a zero hora do dia 20 o IPUF estará realizando a troca da sinalização e alterando o sentido da via. A mudança vai permitir também o fechamento para veículos do trecho da avenida Felipe Schimidt entre as ruas Álvaro de Carvalho e 7 de
Setembro, que também será transformado em calçadão. O estacionamento de motos em frente às Lojas Americanas será mantido. Ainda no dia 20, será fechada da alça da rua Pedro Bittencourt que recebe o fluxo das ruas Pedro Ivo, Francisco Tolentino e avenida Paulo Fontes para o acesso a Ponte Colombo Salles. Esse acesso passará a ser feito com a utilização do retorno em frente ao Terminal Rodoviário Rita Maria, pela Paulo Fontes.

A humanização da Paulo Fontes vai envolver as secretarias de Transportes, de Obras e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, via IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), Polícia Militar e Guarda Municipal. O prefeito interino da Capital espera contar com a colaboração da população durante sua implantação. João Batista Nunes salienta que a medida vai beneficiar cerca de 230 mil pedestres que circulam nas proximidades do TICEN. “Tenho certeza que a população vai entender o benefício da humanização da Paulo Fontes para a cidade, as pessoas e o transporte coletivo e que os motoristas terão bom senso na escolha de alternativas no trânsito”, aposta.

(PMF, 13/10/2009)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img