23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

I Semana Integrada do Centro de Artes da Udesc

spot_img

I Semana Integrada do Centro de Artes da Udesc

spot_imgspot_img

De 19 a 22 de outubro a UDESC promove diversidade cultural e integração universitária

O Centro de Artes da UDESC promove, de 19 a 22 de outubro, a I Semana Integrada de Produção Simbólica e da Diversidade Cultural do CEART. O evento pretende incentivar a interdisciplinaridade nas atividades acadêmicas, integrar diferentes departamentos e instâncias da universidade, além de abrir espaço para a integração entre academia e sociedade. De acordo com o diretor de extensão do CEART, Prof. Lucas da Rosa, a I Semana Integrada do CEART vai mostrar a possibilidade de aplicar o conhecimento universitário para soluções diretamente ligadas à sociedade. “Serão abordados problemas locais de comunicação, sociais, econômicos, históricos, domínio e divulgação da informação, além de questões mais amplas, como valorização cultural”, afirma o diretor.

Palestras, mesas e oficinas voltadas à produção, criação e gestão de carnaval
A Semana Integrada vai tratar assuntos relacionados aos cinco cursos da instituição: Artes Cênicas, Design, Moda, Música e Artes Visuais, abrindo espaço, também, para discutir o carnaval. “Mais do que uma festividade, o carnaval está inserido neste contexto da cultura nacional e está profundamente relacionado a outras artes como artes visuais, cênicas, música e até mesmo moda”, declara Lucas.

A oficina de confecção de fantasias e adereços será coordenada por Angélica Lessa e Luiz Fernando Vianna, integrantes do Instituto do Carnaval. Cláudio Alberto Marques ministrará a oficina de arte em espuma. Edinho Roldam coordenará a oficina de bateria; Aldelice Braga responderá pela oficina de samba no pé e o Prof. Paulo Balardim ministrará a oficina de maquiagem cênica.

Entre as palestras previstas na programação está a do jornalista, sociólogo pesquisador, professor universitário e coordenador geral do Instituto do Carnaval, Bruno Filippo intitulada “Carnaval e identidade nacional: uma questão”. Estão programadas ainda mesas redondas sobre a arte da escola de samba, com a participação da professora Fátima Costa de Lima (do CEART – UDESC), do professor José Alfredo Beirão Filho (CEART – UDESC), da madrinha de bateria e jornalista Marja Nunes e da jornalista Rosane Porto (UNISUL).

O professor e carnavalesco Jaime Cezário vai ministrar as palestras “Desenvolvimento de Enredo” e “Planejamento Estratégico do Desfile”.

Outras atividades

Também faz parte da programação do evento o Fórum Cultural com oficinas e palestras. Jurema Chagas, assessora do PRONAC no MinC Regional Sul vai ministrar a oficina “Lei Rouanet” a diretora do MinC Regional Sul, Rozane Dalsasso será a palestrante de “Políticas Culturais do Ministério da Cultura” e Américo Córdula, secretário de Identidade e Diversidade Cultural do Minc, vai proferir a palestra “Convenção da diversidade”.

A Semana Integrada vai apresentar, ainda, as palestras e oficinas “Desenhos de pessoas com necessidades especiais: Leituras de Mundo e Produção Cultural”; “Dilema Digital: Fotografia: Questões técnicas sobre a captura digital” com Marcos Issa fotográfo e diretor da Agência Argosfoto; “Monitoramento das Tendências e sua Influência na Confecção do Vestuário” com a participação dos diretores do Instituto Rio Moda; a palestra “Estética e Linguagem na Arte e no Design, com o Prof. Dr. Richard Perassi Luiz de Sousa, da UFSC; a palestra “Sistema Nacional de Informações Culturais & A Sociedade da Informação – uma visão técnica das redes sociais e dos acervos culturais” com a produtora cultural Christiane Montes Ramírez, além das apresentações teatrais: Só Serei Flor se tu Flores; Uma Lady MacBeth; Caminho da Roça; Amores de Schumann e a Cena de Teatro de Animação, Idílio Cósmico, inspirada na obra do pintor Meyer Filho.

A Semana Integrada encerra às 18h00 do dia 22 de outubro, com a apresentação da Bateria Show do Mestre Edinho, composta por crianças e adolescentes do Projeto Afri-Catarina. O evento é gratuito e aberto ao público. As vagas são limitadas e os interessados em participar das atividades devem se inscrever na Direção de Extensão do CEART, das 13h00 às 18h00, entre os dias 11 e 18 de outubro.

Mais informações 321-8332 – (048) 3321-8307 das 13h00 às 18h00.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img