19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Idosas do programa Floripa Feliz Idade participam de aula de defesa pessoal do projeto Floripa com Elas

spot_img

Idosas do programa Floripa Feliz Idade participam de aula de defesa pessoal do projeto Floripa com Elas

spot_imgspot_img

As duas iniciativas são da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social e Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis.

No começo, movimentos incertos e inseguros. Após alguns minutos de prática, o treino em duplas de como escapar de possíveis ataques ou agressões vai se tornando mais leve e as participantes começam a sentir mais a vontade, e até a se divertir com os seus pares. Assim foi a participação das idosas do programa Floripa Feliz Idade na aula de defesa pessoal do projeto Floripa com Elas, no último sábado. A iniciativa é da Prefeitura de Florianópolis, por meio do Instituto de Geração de Oportunidades (Igeof).

Esta é a segunda aula que conta com a participação de idosas cadastradas no programa. “É extremamente importante nos dias de hoje, a gente tem que se precaver. Eu acho que essa iniciativa da Prefeitura é excelente, estou adorando,” afirma Marisa Pecoits, de 73 anos,

O instrutor inicia as aulas com aquecimento em volta do tatame. A primeira dica é evitar o contato ou aproximação do agressor. Em seguida explica quais são os tipos de itens que a mulher pode improvisar para escapar caso seja vítima de algum tipo de violência, como: celular, spray de gengibre, chaves de casa ou carro, caneta, pedaço de madeira, e outros. O objetivo é provocar dor, se desvencilhar e buscar socorro e não o confronto direto com o agressor, que pode estar armado ou com um cúmplice. 

“Defesa pessoal não acontece somente no momento da defesa durante a agressão. Ela começa no momento em que a gente abre a porta de casa para ir ao trabalho, ao chegar em casa a pé ou de carro e ao andar na rua,” explica o instrutor da academia Nova Forma, Sérgio Luiz Asltof.

Após as orientações teóricas, as participantes praticam em duplas, as técnicas de defesa aprendidas. As aulas acontecem normalmente aos sábados pela manhã nas escolas voluntárias do projeto: Pa-Kua Floripa, Academia Nova Forma e Centro de Treinamento Ilha Fight Floripa. Mais de 400 mulheres já participaram das aulas, que seguem até maio de 2020. Interessadas em participar podem realizar a inscrição pelo link link bit.ly/floripacomelas ou contatar o Igeof pelo WhatsApp: (48) 9857.6177.

“O projeto tem feito muita diferença na vida de quem participa. Mais do que aprendizado sobre táticas de defesa pessoal, as participantes também aproveitam para trocar experiências e fortalecer umas às outras, com suas histórias de vida, superação e empoderamento,” conclui o superintendente do Igeof, Yan Santos, idealizador do projeto Floripa com Elas.

Como evitar aproximação do agressor

– Ao andar na rua, prestar atenção se alguém está observando de forma incomum;

– Usar espelho das lojas como reflexo para verificar se alguém está seguindo;

– Antes de chegar no carro, pegar a chave, para que possa entrar rapidamente no veículo. Não esperar chegar perto, para então procurar a chave;

– Não destravar o carro, muito tempo antes de chegar perto. Isso pode fazer com que o agressor entre no carro;

– Ao entrar no carro, travar as portas, fechar os vidros rapidamente e colocar o cinto de segurança.

 

Serviço

O quê: Aulas de defesa pessoal do Floripa com Elas;

Como: Inscrições pelo link bit.ly/floripacomelas ou whatsApp: (48) 9857.6177;

Quando: Normalmente nos sábados pela manhã;

Onde: Nas escolas voluntárias, parceiras do projeto.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img