19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Ilha da Magia esbanja opções de turismo o ano inteiro

spot_img

Ilha da Magia esbanja opções de turismo o ano inteiro

spot_imgspot_img

Florianópolis é um dos destinos mais desejados, por brasileiros e estrangeiros. A beleza da ilha impressiona, são mais de 40 praias lindas, muitas opções de passeio, centros históricos, restaurantes, bairros tradicionais, alternativas culturais, etc. Tudo em Floripa é encantador e quem já foi à cidade como turista, sempre quer retornar.

Por conta das belíssimas praias para todos os gostos, muitos associam Florianópolis apenas ao verão, mas até mesmo nos dias mais frios, considerados de baixa temporada turística, há muito o que desfrutar na ilha. Com uma vasta rede de hotéis e opoções turísticas que encantam turistas de todo mundo, Florianópolis é um dos principais destinos de turismo do país.

Para aproveitar o melhor de Floripa, conheça as principais belezas e pontos turísticos.

Algumas das praias mais belas para visitar

Há dezenas de praias sequer nomeadas em Floripa por ainda serem desconhecidas. A maioria delas é de águas cristalinas, o que costuma variar é a força das ondas.

Praia Lagoinha do Leste – Considerada a praia mais selvagem de Florianópolis e também uma das mais belas. O mar é aberto e as águas bravias, quentes e escuras. Para se chegar a essa praia, o caminho habitual costuma ser a exaustiva trilha pela Praia do Matadeiro, mas a recompensa é a vista espetacular ao chegar à praia selvagem. Pela Praia do Pântano do Sul também é possível chegar à Lagoinha do Leste por meio de trilha ou barco.

Praia da Daniela – Essa é outra belíssima praia em Florianópolis que atrai muitos visitantes. É possível contemplar a vegetação em meio à agua e a areia é bem clara e fina. As ondas são mais calmas e a temperatura da água, morna. É o lugar perfeito para uma caminhada ou para exercícios na areia.

Ilha do Campeche – Localizada em frente à Praia do Campeche, na região leste de Florianópolis, a ilha dispõe de um rico ecossistema e patrimônio arqueológico, ou seja, além de um lugar de beleza deslumbrante, é possível conhecer um dos patrimônios da natureza mais importantes do Brasil. As ondas são calmas, o tom da água mescla turquesa e verde e em alguns pontos ocorre a formação de piscinas, o que torna a Praia do Campeche, um lugar ideal para crianças.

Jurerê Internacional – Essa praia é a mais mencionada no exterior quando se fala sobre as belezas de Floripa e considerada por muitos como a ‘Miami’ do Brasil. Nela, é possível desfrutar dos restaurantes e bares mais badalados e há sempre muitas festas acontecendo na região. É uma praia muito bonita, de ondas calmas, a areia é mais amarelada, fina e de maior extensão do que nas demais praias, o que torna o lugar, ideal para banhos de sol. E muita badalação, é claro.

Praia dos Ingleses – Essa também é uma das praias mais lindas de Florianópolis e tem quase 5 Km de extensão. É conhecida por esse nome devido a um naufrágio de um barco inglês entre 1683 e 1737. O que chama a atenção em Ingleses é a tonalidade de azul da água. Dependendo do ponto da praia é possível desfrutar tanto de ondas mais calmas como de um mar mais agitado, apropriado para a prática do surf.

A gastronomia na Ilha da Magia

Os frutos do mar são a principal pedida em Florianópolis e isso de deve à Ilha ser o maior viveiro de frutos do mar do Brasil. Mas como a cidade recebe pessoas de várias partes do país e do mundo, o leque de opções gastronômicas se tornou vasto.

É possível encontrar bons restaurantes que oferecem além de frutos do mar, pratos variados, como o melhor da comida japonesa em restaurantes típicos, assim como se encontram as melhores sorveterias e pizzarias na região.

Em Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, no noroeste da ilha, é possível encontrar alguns dos melhores restaurantes de Florianópolis, além da via gastronômica de Coqueiros que também concentra várias opções. Tudo à beira de vistas deslumbrantes do mar de Floripa.

Todo ano, há alguma premiação para Floripa no quesito gastronomia, como em 2018, em que a Rede Café Cultura ganhou como a melhor cafeteria da cidade. Vale muito a pena se deliciar com as iguarias num dos lugares mais badalados do Brasil.

Bairros tradicionais e históricos

Em alguns bairros de Florianópolis há muita história, tradição, folclore e também uma boa pitada de gastronomia local. Confira alguns dos pontos históricos mais importantes da cidade:

Centro Histórico

No Centro de Florianópolis há uma série de construções de muito valor histórico, como a Catedral Metropolitana, de 1753, a Praça XV de Novembro onde um dos maiores destaques é a figueira centenária, o Palácio Cruz e Souza, existente desde o século XVIII e que hoje é sede do Museu Histórico de Santa Catarina, e há também o belíssimo Teatro Álvaro de Carvalho, restaurado e em plena atividade, entre outras importantes construções.

Ribeirão da Ilha

Fica ao Sul de Floripa e foi a primeira comunidade habitada da cidade surgida no início do século XIX. Com muitas casas antigas de estilo açoriano que enchem os olhos de tanta beleza e muitos restaurantes típicos especializados em ostras e demais frutos do mar, o Ribeirão da Ilha é um dos bairros mais característicos da capital catarinense. O centro histórico do Ribeirão é o ponto principal do bairro é um dos mais antigos núcleos de colonização açoriana. A arquitetura colonial portuguesa é forte nas casas geminadas que ficam ao longo da Rodovia Baldicero Filomeno e ao redor da Praça Hermínio Silva, onde se encontra também a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, inaugurada em 1806.

Santo Antônio de Lisboa

A região, também um antigo núcleo de colonização açoriana, está localizada no caminho das praias do Norte da Ilha. Na tranquila vila de pescadores é fácil notar a influência portuguesa. encontram muitos excelentes restaurantes especializados em frutos do mar. Quem visita Santo Antônio de Lisboa logo se encanta com a gastronomia que mistura frutos do mar e doces típicos portugueses. Durante os fins de semana de semana, na Feira das Alfaias, na Praça Roldão da Rocha Pires, é possível encontrar vários itens de decoração e artesanato como quadros de artistas da região, roupas e acessórios em crochê.

O esporte também tem seus destaques em Floripa

Há muitas opções de turismo em Florianópolis. As culturas se misturam e há muitas particularidades que tornam a ilha um dos locais mais exuberantes do Brasil. No quesito esporte, com tanta natureza, as modalidades que têm mais destaque na região são o surf, windsurfe, jet-ski, caiaque e outros esportes de céu e mar. Além disso, no futebol, Floripa também tem seus destaques. Nos últimos anos os dois principais times da cidade vem se revezando no campeonato brasileiro da série A.

Clube com a maior torcida de Santa Catarina, com cerca de meio milhão de torcedores, segundo diferentes pesquisas recentes elaboradas pelo instituto Pluri junto ao IBGE na Região Sul do Brasil, o Avaí possui a melhor campanha da história de Santa Catarina na Série A, quando terminou em sexto lugar no Campeonato Brasileiro de 2009 com 57 pontos. Em 2019, o Avaí vai jogar a série A do Campeonato Brasileiro, ao conquistar o 3º lugar da série B de 2018.

Já o Figueirense começou o ano conquistando o campeonato catarinense para começar embalado a disputa na Série B. Apesar disso, a pressão interna, atrasos salariais e os aportes financeiros que não chegaram, minaram o ambiente e fizeram o time sucumbir na reta final. No fim das contas, permanecer na série B foi uma recompensa que a torcida não queria, mas enfim, este ano será mais uma possiblidade para o time retornar para a nata do futebol brasileiro e, quem sabe, disputar junto com o Avaí, um lugar ao sol na série principal do campeonato brasileiro de 2020.

 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img