23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

"Ilha de Arlequim" será apresentado nesta sexta em Florianópolis

spot_img

"Ilha de Arlequim" será apresentado nesta sexta em Florianópolis

spot_imgspot_img

Documentário conta a história do encalhe de um navio na cidade

O espetáculo Ilha de Arlequim, que tem à frente José Medeiros, será apresentado neste dia 7 de novembro, na Fundação Hassis, no bairro Itaguaçu, em Florianópolis. A promoção é da Direccção Regional das Comunidades, Casa dos Açores Ilha Santa Catarina e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Sinopse
O documentário parte do fato ocorrido em fins de 2005 quando encalhou na Praia do Norte, ilha do Faial (Açores) o navio de carga “CP Valour”. Incidente bastante noticiado nos meios de comunicação social de Portugal.

No início de 2006, um dos contêineres que esse cargueiro transportava veio dar à costa. Ao abrí-lo e exposto o seu conteúdo, uma grande surpresa. No seu interior estavam depositados um precioso acervo da mundialmente reconhecida companhia de Teatro italiana “Piccolo de Milano” que estava retornando dos Estados Unidos, onde a companhia se apresentara numa digressão de dois meses com a mítica peça “Arlequim e os seus dois amos”. Ali estavam reunidos: adereços, cenários, manequins, figurinos, objetos de uso pessoal, componentes da estrutura básica do espetáculo.

O Grupo Teatro de Giz, ciente do acontecido, tratou de ajudar no resgate e recuperação das peças e contactaram a companhia italiana.

Como um grande “puzzle”, a narrativa vai montando o quebra cabeças com peças da realidade em montagens paralelas que parecem não ter nada a ver, como o navio encalhado, o resgate dos 21 tripulantes, a percepção dos pescadores, um grupo de teatro que encena enxertos da peça de Marivaux, informações dobre o “Piccolo di Milano”, entrevistas, e tantos outros cruzamentos mais, com grande criatividade e imaginação. Um cruzamento perfeito do teatro com a mítica do mar no bailar das ondas a caminho da Ilha do Faial.

São protagonistas os atores do teatro de Giz, com a participação de Tiago Porteiro, José Peixoto e Maria do Céu Guerra.

Serviço:
O quê: Exibição do Filme Ilha de Arlequim. Portugal, 2007. Realização José Medeiros. 82 min.
Debate com o ator Tiago Porteiro em seguida
Local: 07 de novembro (sexta-feira). 20h
Fundação Hassis: Rua Luiz da Costa Freysleben, 87 – Itaguaçu
Telefone: 3324 7370
Entrada Franca

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img