25.2 C
fpolis
sábado, janeiro 22, 2022
cinesytem

IMA intensifica ações para evitar veículos na faixa de areia da Praia do Moçambique

IMA intensifica ações para evitar veículos na faixa de areia da Praia do Moçambique

spot_img

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) vai reforçar a sinalização e a fiscalização na Praia do Moçambique, em Florianópolis, para impedir a entrada de veículos na faixa de areia. Além de não ser permitido o estacionamento no local, a Praia está inserida no contexto do Parque Estadual do Rio Vermelho, Unidade de Conservação que tem como premissa a preservação dos recursos naturais.

Para impedir que estes registros tornem-se comuns, o IMA está implementando diversas ações como a instalação de sinalização específica orientando os motoristas sobre a proibição de veículos na Praia, e ordenando os espaços ao longo da estrada paralela à Praia do Moçambique com indicação de onde é permitido estacionar. Também estão sendo instalados palanques para evitar que os carros acessem locais onde podem causar grande impacto ambiental.

O IMA busca ainda parceria com a Guarda Municipal de Florianópolis e com a Polícia Militar para intensificar a fiscalização. Recentemente, no acesso à praia foram instaladas câmeras de videomonitoramento que poderão ser usadas para identificar os infratores.

Além de ter como foco a preservação da biodiversidade local, as ações buscam ainda trazer mais segurança para os banhistas. Desta forma, o IMA solicita a conscientização de moradores e turistas para o cuidado com a praia que torna-se ainda mais especial por integrar uma Unidade de Conservação de proteção integral.

“Estamos propondo diversas sinalizações de conscientização ao longo da rodovia como forma de priorizar o ordenamento do trânsito e locais adequados a estacionamentos”, ressalta o gerente de Áreas Naturais Protegidas do IMA, Aurélio Aguiar da Silva.

spot_img
spot_img