20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Inaugurada Central de Monitoramento de Trânsito de Florianópolis

spot_img

Inaugurada Central de Monitoramento de Trânsito de Florianópolis

spot_imgspot_img

Foi inaugurada nesta terça-feira, 24, a primeira Central de Monitoramento de Trânsito da história de Florianópolis. O valor do investimento, $ 5,5 milhões, vem de recursos próprios da Prefeitura da Capital. 

Os 20 controladores que irão monitorar as ruas dia e noite da central, instalada no primeiro andar da sede da Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito, na rua Deodoro, no Centro, já começaram a trabalhar.

Entre os principais benefícios do novo sistema estão: o tempo de resposta para solução de conflitos, a visualização do mapa da cidade com todas as informações do que está ocorrendo no trânsito e a possibilidade de agir sem precisar ir até o local.

O trabalho para instalação dos novos equipamentos começou em janeiro. De lá para cá, a cidade ganhou 137 sistemas de controle de trânsito, que funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração controlam os 630 semáforos da cidade.

 Entenda como funciona

– A empresa especializada em tecnologia instalou 137 sistemas de controle de trânsito, espalhados em áreas estratégicas da cidade. O mesmo utilizado em grandes metrópoles, como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

– Estes sistemas ficam dentro de caixas no solo e não são percebidos pelos motoristas. Elas funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração irão controlar 630 semáforos da cidade.

– Na central de monitoramento, seis telas em LED (chamadas tecnicamente de videowall – pois possuem tecnologia superior às de televisão) funcionam como “telas de computador”, das 134 “CPU´s” espalhadas pela cidade.

– Nas telas estarão todos os 630 semáforos da cidade, enviando informações em tempo real sobre o trânsito, dia e noite. Com apenas um clique, os agentes de trânsito poderão alterar a sincronia de um semáforo, fazendo o trânsito fluir na direção que for necessário.

Como interagir

Os motoristas que estiverem em congestionamentos (em vias municipais) poderão interagir com os agentes pelo número 153 da Guarda Municipal – relatando problemas ou filas fora do comum.

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Capital. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img