20.8 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Indústrias apresentam demandas para novo instituto de inovação em Florianópolis

spot_img

Indústrias apresentam demandas para novo instituto de inovação em Florianópolis

spot_imgspot_img

Evento reuniu grandes empresas e instituições de pesquisa (foto: Diogo Honorato) Florianópolis, 21.02.2013 – Empresas e instituições de pesquisa de todo o país ajudaram a definir, nesta quinta (21) , as linhas de atuação no novo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, que será instalado nos próximos anos no Sapiens Park, em Florianópolis. Além de conhecer o projeto do instituto – que atuará fortemente na pesquisa aplicada -, os participantes puderam apresentar demandas atuais e futuras que poderão ser supridas. O evento foi realizado no centro de eventos do Sistema FIESC, entidade do qual o SENAI/SC faz parte.

Estima-se que, em 2014, o mercado mundial de sistemas embarcados chegue a US$ 4 trilhões, se mantido o crescimento de 7% dos últimos anos. O sistemas embarcados são formados a partir da atuação conjunta entre hardware e softwares, que operam sem a intervenção humana, sendo seu principal ícone os microprocessadores. Eles estão presentes principalmente em telefones, sensores, aviões e automóveis, mas nos últimos anos tem sido usados em novas aplicações, como aparelhos de televisão (smartTV´s) e outros eletrodomésticos.

“No mundo cibernético, não há limites para o que pode ser embarcado. O maior desafio é que eles são desenvolvidos por processos multidisciplinares , principalmente das áreas de engenharia elétrica e da computação, e por isso possuem uma demanda não suprida de P&D”, afirma o professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Rafael Cancian.

O Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados é um dos 23 que o SENAI implantará no Brasil até 2014, totalizando investimentos de R$ 654 milhões. Santa Catarina ainda terá outro instituto de inovação, voltado para tecnologias de laser, que será instalado em São José (grande Florianópolis). Os ISI´s atenderão indústrias de todo o país com tecnologia de ponta e profissionais especializados, atendendo demandas dos setores automotivos, automação, controle industrial, eletrônica de consumo, entre outros. A implantação do instituto conta com o apoio de instituições de referência mundial em pesquisa e desenvolvimento, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, e da Sociedade Fraunhofer, da Alemanha.

A diretora de Telecom Corporativa da Intelbras, uma das empresas participantes do workshop, destaca que os novos institutos ajudarão a superar o desafio de inovar. “Por mais que invistamos na área, precisamos de mais reforço para poder competir. Os institutos poderão colocar a indústria nacional no mesmo patamar de tecnologia de grandes empresas mundiais”, destaca a diretora. Na sua opinião, as grandes demandas na área de sistemas embarcados estão relacionadas a tecnologias de redes que facilitem integração de sistemas de comunicação.

Consultor da empresa Festo, Fernando Faveri, também aponta como tendências os sistema de integração por redes industriais e softwares de modelagem e simulação. Na sua opinião, os institutos irão aumentar a proximidade entre indústria e instituições de pesquisa e ensino. “A indústria precisa de parceiros para desenvolvimento de tecnologias hoje buscadas lá fora”, afirma.

Sobre o SENAI Santa Catarina

Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de assessorias técnicas e tecnológicas, serviços laboratoriais (de inspeção, operacionais e de ensaios metrológicos) e de apoio à inovação. Mais informações sobre o SENAI no site www.sc.senai.br e pelo fone 0800 48 1212

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img