22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Inscrições abertas para o Conversando sobre Museu em Florianópolis

spot_img

Inscrições abertas para o Conversando sobre Museu em Florianópolis

spot_imgspot_img

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), está com inscrições online abertas até 27 de fevereiro para a primeira edição do ano do ciclo de palestras Conversando sobre Museu. O evento, que consiste na realização de encontros com o intuito de refletir sobre temas diversos de interesse ao campo museológico catarinense, será realizado no dia 28 de fevereiro, das 14h às 17h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Palestras e debates entre os participantes fazem parte da programação do evento, cujo tema será Reserva Técnica: parâmetros de conservação preventiva. Será debatida a responsabilidade dos museus pela preservação de suas coleções, bem como a importância do planejamento, organização e monitoramento da reserva técnica dessas instituições. Na ocasião, também será lançado e distribuído gratuitamente o livro Conservação Preventiva de Acervos, editado pela Coleção Estudos Museológicos da FCC.

Foram convidados para participar como palestrantes/debatedores os seguintes profissionais:

Cristina Maria de Siqueira – Conservadora e restauradora de bens culturais. Funcionária da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) onde atua como conservadora-restauradora do Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais (Atecor). Licenciada em Artes Plásticas e especialista em Museologia pela Udesc.

Lia Canola Teixeira – Conservadora e restauradora de bens culturais. Especialista em conservação de obras em papel pela UFPR. Sócia-proprietária da empresa Memória Conservação-Restauração de Bens Culturais. Autora do livro Conservação Preventiva de Acervos, editado pela Coleção Estudos Museológicos da FCC.

Thiago Guimarães Costa – Químico responsável pelo laboratório de materiais do Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais (Atecor) da FCC. Bacharel e licenciado em Química. Mestre em Química Inorgânica e Materiais e doutorando em Química Inorgânica pela UFSC.

Vanilde Rohling Ghizoni – Conservadora e restauradora de bens culturais. Especialista em conservação de obras em papel pela UFPR. Mestre em Arquitetura pela UFSC. Técnica do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC. Autora do livro Conservação Preventiva de Acervos, editado pela Coleção Estudos Museológicos da FCC.

Cristiane Pedrini Ugolini – Mediadora do debate. Atualmente é administradora do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) da FCC.

Serviço:

O quê: Conversando sobre Museu
Tema: Reserva Técnica – parâmetros da Conservação preventiva
Quando: 28 de fevereiro de 2013, das 14h às 17h
Local: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) – Av. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis/SC
Quanto: Gratuito (vagas limitadas)
Informações: (48) 3953-2374 | 3953-2375
Inscrições: até 27 de fevereiro, pelo link

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img