20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Inscrições abertas para o Projeto Quatro Estações

spot_img

Inscrições abertas para o Projeto Quatro Estações

spot_imgspot_img

Já nos dias 06 e 07 de dezembro, serão oferecidas as oficinas Arranjo de música brasileira para bandas de música, com Hudson Nogueira (foto), Noções Básicas de Técnica de Ensaio e Regência de Bandas, com Marcelo Jardim (foto), e Gestão da Corporação, com Luis Alberto Martins de Freitas, Neiva Ortega e Sergio Luiz da Silva. As oficinas acontecem no período da manhã e tarde, no Centro Integrado de Cultura de Florianópolis, e têm como público-alvo músicos, regentes, arranjadores e gestores de bandas. As inscrições são gratuitas. O Projeto “As Quatro Estações” é uma realização da Ong Arte Movimenta, com a parceria da Fundação Catarinense de Cultura, Projeto Bandas/SC, Oficina de Artes e Centro Integrado de Cultura e, com patrocínio do Rexroth Bosch Group.

Saiba mais:

A Oficina de Arranjo de Música Brasileira para Banda de Música, ministrada pelo saxofonista, clarinetista, arranjador e compositor Hudson Nogueira, está dividida em quatro módulos, que abordam os gêneros musicais brasileiros, a relação entre os gêneros musicais e a orquestração, os contrastes timbrísticos entre a melodia e o acompanhamento, o uso da orquestração para caracterizar ritmicamente um gênero musical, entre os principais temas.

A Oficina Noções Básicas de Técnica de Ensaio e Regência de Bandas, ministrada pelo maestro Marcelo Jardim, também está dividida em quatro módulos, em que se abordarão os principais padrões técnicos de regência (binário, ternário e quaternário), os princípios básicos do conhecimento musical (Harmonia, História da Música, Percepção Musical, entre outros), o estudo de repertório e técnica de ensaio, a análise harmônica, melódica, rítmica, textual, morfológica, estrutural da partitura, entre outros temas.

A Oficina de Gestão da Corporação, ministrada pelos gestores Luis Alberto Martins de Freitas e Neiva Ortega e pelo músico especialista em manutenção e reparos de instrumentos Sergio Luiz da Silva, tem como principal meta pedagógica a capacitação dos gestores das Corporações Musicais do estado, com a preocupação na manutenção e ampliação administrativa e musical das Bandas tradicionais catarinenses.

Na ocasião desta oficina, serão trabalhados partituras e manual de regência da Funarte, recém elaborada pelos dois profissionais convidados, assim como a Cartilha do Projeto Bandas SC, que trata da prática de assuntos do dia-a-dia das Corporações Musicais, resultado de pesquisas de campo. Este material é o início de um amplo processo de registros, no sentindo de contribuir e embasar os músicos e regentes das corporações musicais, bem como os gestores envolvidos no processo.

O QUÊ: Projeto “As Quatro Estações”

QUANDO e ONDE: abertura 5 de dezembro, sexta-feira, às 20h, nos Jardins do Palácio Cruz e Souza, no centro de Florianópolis. Oficinas nos dias 06 e 07 de dezembro, sábado e domingo, períodos matutino e vespertino, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

QUANTO: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img