20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Inscrições para o Enem vão até o dia 27 de maio

spot_img

Inscrições para o Enem vão até o dia 27 de maio

spot_imgspot_img

Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até o dia 27 de maio para efetuarem sua inscrição no endereço eletrônico http://www.inep.gov.br. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro em todos os Estados e no Distrito Federal. A estimativa do Ministério da Educação (MEC) é de que mais de seis milhões de estudantes se candidatem às provas. Em Santa Catarina o exame ocorrerá em 24 municípios e em Florianópolis o local das provas será o Instituto Federal de Santa Catarina, no campus da Ilha e do Continente.

Podem participar do Enem aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013. O Exame avalia o desempenho escolar e acadêmico do aluno e o seu resultado pode permitir ao candidato que, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o candidato possa ter acesso a uma das vagas oferecidas pelo sistema em instituições de educação superior. Uma boa nota no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35 que deve ser paga até o dia 29 de maio. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até R$ 1,5 mil estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda.

O Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado, por via postal, para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição. Nele estão contidas as seguintes informações: número da inscrição; data, hora e local das provas; indicação do atendimento diferenciado; opção da língua estrangeira; e solicitação de certificação.

Neste caso, são os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio e podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, na inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação. Também devem indicar uma das instituições certificadoras que constam no edital do exame.

O candidato pode consultar ou imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição na página do Inep (endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova), informando seu CPF e senha.
Provas – Constam do Enem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.

Os portões de acesso abrem às 12 horas e fecham às 13 horas Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até às 12horas (horário oficial de Brasília).
No primeiro dia (26 de outubro) do Enem serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No dia 27 de outubro os candidatos farão as provas de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img