21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Instituto Camargo Corrêa mobiliza voluntários para ações sociais em Palhoça

spot_img

Instituto Camargo Corrêa mobiliza voluntários para ações sociais em Palhoça

spot_imgspot_img

Colaboradores se reuniram para revitalizar horta da UBS de São Sebastião e demarcar trilhas do projeto Caminhos da Mata Atlântica

Palhoça, 25 de agosto de 2021 – O município de Palhoça, na Grande Florianópolis, foi uma das cidades contempladas com a edição 2021 do “Dia do Bem-Fazer”. Realizado todos os anos pelo Instituto Camargo Corrêa, a iniciativa reúne profissionais da construtora para desenvolver ações voluntárias em comunidades que abrigam obras de sua responsabilidade, como é o caso do Contorno Viário de Florianópolis.

Realizadas no último domingo (22/08), as ações mobilizaram dezenas de voluntários para revitalizar os canteiros de uma horta fitoterápica comunitária de 400 metros quadrados que fica nas dependências da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro de São Sebastião, que recebe 120 pacientes todos os dias. A reforma era uma antiga reinvindicação de agentes de saúde, enfermeiros, médicos e de pacientes da UBS.

Sob orientação da comunidade local, os voluntários organizaram os canteiros com a instalação de placas de identificação, construção de uma cerca para proteger o espaço e fizeram o replantio e plantio de novas mudas medicinais, muito utilizadas para temperos e chás. As plantas medicinais do local são de uso comum da comunidade para tratamento de alguns problemas de saúde como diarreia, gripes e resfriados, por exemplo.

A horta que já abrigava espécies com propriedades medicinais importantes como café, acerola, canela, alfavaca, endro, araçá, urucum, romã, gervão e sete sangrias, passou a contar com 20 novas espécies plantadas pelos próprios voluntários, como alecrim, manjerona, hortelã, camomila, malva, erva doce, capim-limão, valeriana, alfazema, dipirona, mulungu, pata de vaca, mastruz, tília, babosa, entre outras. Com a revitalização da horta concluída, os moradores da região ficarão responsáveis pela manutenção do espaço.

Caminhos da Mata Atlântica

Em outra iniciativa, os voluntários se reuniram na Guarda do Embau, em Palhoça, para realizar atividades de limpeza e demarcação de trilhas ecológicas. Com apoio da FEMESC (Federação de Escalada e Montanhismo do Estado de Santa Catarina) e da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), grupos percorreram mais de 600 metros de trilhas, que seguem toda a cadeia montanhosa da Serra do Mar, limpando, demarcando e instalando placas informativas. Com a proposta de conectar trilhas, caminhos e travessias, a ideia é que essa atividade estimule o turístico sustentável na região, contribuindo para o desenvolvimento da economia local.

Considerado um dos biomas mais ameaçados do planeta, a Mata Atlântica é um dos líderes mundiais de biodiversidade, com mais de 15 mil espécies de plantas e dois mil animais vertebrados.

Dia do Bem Fazer

Aproximadamente, 130 voluntários atuaram na 13ª edição do ‘Dia do Bem-Fazer’, evento anual de voluntariado das empresas investidas, parceiros e clientes. Este ano, as ações foram distribuídas em oito ações presenciais por diversas regiões do Brasil, incluindo São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais e até no exterior, como no Departamento de Antióquia, na Colômbia. No geral, mais de 1.500 pessoas se beneficiaram diretamente com as ações realizadas neste ano.

Os principais trabalhos foram reformas e melhorias em escolas e instituições sociais, ações de preservação ambiental e atividades de revitalização de espaços públicos, além da doação de itens de primeira necessidade para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em mais de uma década, o projeto se tornou tradição e já beneficiou diretamente mais de 28 mil pessoas em mais de 100 municípios brasileiros a partir da participação de quase 20 mil voluntários.

Para a diretora-executiva do Instituto Camargo Corrêa, Bárbara Mattos Galvão, os projetos de impacto social e de desenvolvimento comunitário com apoio da iniciativa privada se tornaram ainda mais necessários no contexto da pandemia. “O tema da edição deste ano, que é Inspirações e Razões Para Acreditar, reforça a importância da solidariedade e da empatia para superarmos momentos difíceis. O compromisso com o voluntariado é um valor enraizado e diariamente cultivado entre nossos profissionais, por meio de projetos estruturantes nas comunidades. Com a prática do voluntariado exercido constantemente em nossa companhia, o Dia do Bem-Fazer é uma grande celebração de um trabalho que é feito ao longo do ano”, conclui Bárbara.

Sobre o Instituto Camargo Corrêa

Criado em 2000, o Instituto Camargo Corrêa (ICC) orienta o investimento social do portfólio Mover e em especial da Camargo Corrêa Infra e seus clientes, atuando nas regiões onde as obras da empresa são realizadas. Em parceria com clientes, poder público, instituições não governamentais e lideranças comunitárias, promove projetos voltados ao desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo e ao acesso das comunidades mais vulneráveis à uma infraestrutura digna. Todas as inciativas do ICC são alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e pilares do ESG.

Sobre a Camargo Corrêa Infra

A Camargo Corrêa Infra é referência em obras de alta complexidade em infraestrutura com inovação e sustentabilidade. Criada em outubro de 2017 sob os pilares de Transparência, Excelência e Inovação, é subsidiária integral da Construções e Comércio Camargo Corrêa e contribui para a renovação do mercado de construção pesada, com base em seu legado de oito décadas de excelência em obras e em iniciativas desenvolvidas a partir de decisões empresariais sólidas, estruturadas e com visão de futuro para melhorar a qualidade de vida de todos. https://www.ccinfra.com

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img