25.4 C
fpolis
sexta-feira, março 1, 2024

Instituto Conversa e pré-lançamento de livro movimentam o Instituto Collaço Paulo

spot_img

Instituto Conversa e pré-lançamento de livro movimentam o Instituto Collaço Paulo

spot_imgspot_img

Iniciativas enriquecem a exposição de Elke Hering

O Instituto Collaço – Centro de Arte e Educação, localizado no bairro Coqueiros, em Florianópolis (SC), ativa de novo o programa Instituto Conversa e, de modo simultâneo, promove o pré-lançamento do livro “Elke Hering: Diários de Formação” (Editora Humana), iniciativas que pretendem acionar reflexões em torno da exposição “Elke Hering –Metamorfoses” que se mantém aberta na instituição, com visitação gratuita, até 2 de dezembro. A convidada é a pesquisadora Daiana Schvartz, que vive em Chapecó (SC). O programa ocorre em formato virtual, pelo Youtube, em https://www.youtube.com/@institutocollacopaulo.

Com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), apoio cultural da Ibagy e patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o Instituto Collaço Paulo viabiliza ações educativas, reflexivas, inclusivas e também práticas imersivas em diálogo com a exposição. Os programas vinculados ao Núcleo Educativo apostam na produção de pensamento sobre trajetórias artísticas e na ampliação de conhecimento no campo das artes visuais.

As falas dos convidados do Instituto Conversa se concentram em aspectos singulares de determinados temas e produções ou, no caso de Daiana Schvartz, a abordagem recai sobre o processo de pesquisa e produção do livro e de tudo o mais que a aproxima da artista, já que é autora de “Elke Hering: Crítica, Circuito e Poética” (Editora Humana) que analisa o percurso da blumenauense Elke Hering (1940-1994) com ênfase nas décadas de 1960 e 1970. Os anos dedicados às artes visuais resultam num acervo de documentos estudados pela pesquisadora e organizados nesta publicação em três capítulos.

O volume tem 138 páginas e custa R$ 35,00. O livro já está em pré-venda no site da Humana Sebo e Livraria (www.humanasebolivraria.com.br), com envios previstos a partir de 27 de dezembro de 2023, para todo Brasil. O lançamento presencial ocorre no dia 6 de fevereiro de 2024, no Café Brasiliano, ao lado da Humana Sebo e Livraria, em Chapecó. O livro tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

De acordo com a autora, o livro “Elke Hering: Diários de Formação” consiste na publicação de dois cadernos que trazem a sua rotina cotidiana, demonstrando como ela se constitui como artista. Além de uma apresentação da autora, e dos textos íntimos de Elke, há fotografias que ajudam a compreender a gênese desta trajetória, os primeiros movimentos artísticos, desde quando começou a aprender sobre a criação de vitrais na catedral católica em Blumenau, até sua inserção na Academia de Munique. Os textos estão separados em blocos, “como se fossem capítulos, e para cada bloco há uma fotografia de entrada com legendas (a maioria delas do álbum da própria artista). Para complementar, selecionei alguns trechos para legendar, dessa maneira o leitor poderá compreender melhor o contexto”, diz Schvartz.

A importância da publicação se dá pela característica dos diários em si, mostrando como a artista nos anos 1950 narra a própria inserção no mundo da arte. O leitor ganha a oportunidade de se aproximar e conhecer aspectos pessoais de sua vida e a genealogia dessa trajetória.

O livro integra a coleção Biografemas, que estimula reflexões sobre a vida de artistas e intelectuais buscando formas experimentais de refletir sobre biografia. Até o fim deste ano, a coleção abrange dez títulos, todos de alguma maneira relacionados com Santa Catarina.

Serviço

O quê: Instituto Conversa – “Nasce a Artista” palestra de Daiana Schvartz e pré-lançamento do livro de sua autoria, “Elke Hering: Diários de Formação” (Editora Humana)

Onde: http://www.youtube.com/@institutocollacopaulo

Quando: 30.11.2023, 19h – 21h

Quanto: gratuito

Serviço

O quê: Livro “Elke Hering: Diários de Formação”, de Daiana Schvartz (Editora Humana, 2023)

Quando: Livro em pré-venda (envios a partir de 27.12.2023)

Quanto: R$ 35,00

Onde: http://www.humanasebolivraria.com.br/livros/elke-hering-diarios-de-formacao/

Serviço

O quê: exposição “Elke Hering – Metamorfoses”

Quando:  até 2.12.2023; seg. a sex., 13h30 às 18h30, sáb., 10h30 às 15h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)

Quanto: gratuito

Saiba mais

www.institutocollacopaulo.com.br

@institutocollacopaulo

Contato

NProduções – Néri Pedroso (48) 99911-9837/(49) 3316-4566 (Editora Humana)/(49) 99195-8081 (Daiana Schvartz)

Realização

Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Apoio

Sesi

Apoio Cultural

Ibagy

Patrocínio

Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais