23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 1, 2024

Estratégias para evitar o encolhimento de roupas durante a lavagem

spot_img

Estratégias para evitar o encolhimento de roupas durante a lavagem

spot_imgspot_img

Veja aqui como evitar ter as peças encolhidas na hora de lavar e o que fazer para recuperá-las

Na hora de lavar as roupas, alguns cuidados são necessários para evitar dor de cabeça, já que dependendo da peça, ela pode manchar, desbotar ou encolher. E ninguém quer tirar a roupa encolhida da máquina, não é mesmo?

Lavar roupas pode parecer um processo simples, mas é preciso tomar algumas precauções com as roupas. Na hora de lavar sua peça, antes de colocar o sabão líquido, procure avaliar o tecido do material, só esse passo já vai evitar 90% dos problemas com vestes encolhidas.

Se você quer saber por que as roupas encolhem e quais estratégias você pode usar para evitar esse problema, neste artigo, preparamos algumas dicas para te ajudar. Vamos lá?

Por que as roupas encolhem?

O processo de fabricação dos tecidos das nossas peças afeta diretamente a lavagem que fazemos em casa. Algumas são feitas com fibras sintéticas, como o poliéster, e outras são compostas por fibras naturais, como algodão, linho e lã.

As últimas são submetidas a máquinas que esticam as fibras, deixando-as mais macias, suaves e maleáveis. Assim, durante a lavagem, as fibras incham e quando secam, encolhem e retornam ao seu tamanho natural. As sintéticas não passam por essa transformação, por isso, não correm o risco de encolher.

Alguns tipos de tecidos acabam encolhendo na primeira lavagem, com o uso vão “laceando” e, depois, voltam ao normal, como o moletom e o jeans. Mas nem todos os tecidos são assim.

Como evitar que as peças encolham?

Se você não quer correr o risco de ter as roupas encolhidas depois de lavá-las, a melhor opção talvez seja investir em tecidos sintéticos, como viscose, poliéster, náilon ou fibras semissintéticas, que possuem composição misturada entre fibras naturais e não naturais e encolhem em uma proporção menor.

Uma segunda alternativa é optar pela lavagem a seco das peças com fibras naturais. Esse processo utiliza produtos específicos para retirar manchas e um solvente que evapora muito rápido, de modo que a peça não entra em contato com a água e suas fibras não sofrem modificações.

Avalie quais são as formas de lavagem indicadas para cada tipo de tecido. Lembre-se: lavar roupa não se resume a jogar as peças na máquina. Por exemplo, os tecidos de seda não podem ficar imersos na água durante muito tempo, o poliéster não combina com altas temperaturas. Cada um tem a sua característica.

Por fim, avalie as etiquetas das suas peças, como falamos anteriormente. Lá, você encontra informações sobre o tecido, qual a melhor maneira de secar e outras informações relevantes para preservar sua roupa.

O que fazer se a roupa encolher?

Se você já teve alguma peça escolhida durante a lavagem, é possível recuperá-la e fazê-la voltar ao normal usando alguns truques. Mas antes de tentar, coloque a peça no corpo para que ela possa lacear um pouco. Se não der certo, tente as dicas.

  1. Água e amaciante

Você poderá fazer uma mistura de água morna com amaciante em um balde na proporção de quatro para um. Em seguida, mergulhe a peça na mistura e deixe de um dia para o outro. No dia seguinte, enxágue todo o amaciante e leve para secar sem torcer a peça.

  1. Água, bicarbonato e vinagre

A mistura de bicarbonato e vinagre em água também pode te ajudar a salvar roupas encolhidas. A primeira etapa é dissolver o bicarbonato (duas colheres) na água quente (2 litros) e deixar a peça de molho por duas horas. Na sequência, enxágue em uma mistura de água com um copo de vinagre branco.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais