16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Instituto de Cardiologia completa 50 anos nesta sexta-feira

spot_img

Instituto de Cardiologia completa 50 anos nesta sexta-feira

spot_imgspot_img

Nesta sexta-feira, 19, o Instituto de Cardiologia, unidade localizada em São José, na Grande Florianópolis, e que integra a rede de hospitais públicos administrados pela Secretaria de Estado da Saúde, inaugura a sua Galeria de Diretores. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos da instituição, que oferecerá um almoço especial a todos os seus funcionários.

Considerado referência estadual na área, com atendimento totalmente voltado para o Sistema Único de Saúde, a unidade presta 27 tipos de exames e procedimentos, além de cirurgias cardíacas e vasculares de pequeno, médio e grande portes.

Somente no ano passado, o Instituto de Cardiologia contabilizou 2.294 internações, 14.916 atendimentos ambulatoriais, 9.619 atendimentos no setor de Emergência e realizou 21.649 exames de eletrocardiogramas. Recentemente, o hospital passou a realizar o implante percutâneo da valva aórtica, procedimento este realizado por poucos centros de cardiologia no Brasil, e que tem salvado a vida de vários pacientes portadores de doença cardiovascular.

Desde 1987, o hospital vem formando profissionais que hoje atuam em diferentes regiões de Santa Catarina. Durante este período foram formados mais de 120 cardiologistas na instituição. O hospital conta ainda com a residência médica nas áreas de cirurgia cardíaca e vascular.

A contratação recente de 113 funcionários possibilitou ao Instituto de Cardiologia retomar vários serviços que estavam desativados por falta de pessoal. A chegada desses servidores no final de 2012 permitiu reabrir a Unidade de Internação A, com 29 leitos, a Sala de Repouso no setor de Emergência, com 12 leitos, além da sala de reanimação da Emergência. Também foram abertos dois novos leitos na Unidade Semi-intensiva da Emergência e a Unidade de Pós-operatório, com cinco leitos.

Histórico

O Instituto de Cardiologia foi fundado em 19 de abril de 1963, em ato assinado pelo então governador do Estado, Celso Ramos. Começou suas atividades em uma casa localizada na Rua Felipe Schmidt, no Centro de Florianópolis. As primeiras cirurgias cardíacas foram realizadas no Hospital Nereu Ramos, no Bairro da Agronômica.

Depois, passou a funcionar no Hospital Governador Celso Ramos, época em que o número de atendimentos e procedimentos tiveram significativo aumento. Em 30 de novembro de 1987, em função da necessidade de um espaço mais apropriado, foi transferido para as dependências do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img